CI

Embarques de frango atingem sua melhor marca de todos os tempos

Tudo indica que as mexidas no câmbio foram boas para o setor


Tudo indica que as mexidas no câmbio foram boas para o setor. Em maio, de acordo com a SECEX/MDIC, as exportações brasileiras de carne de frango in natura deixaram para trás, ainda que por pequena margem, o recorde alcançado apenas dois meses atrás (335.865 toneladas em março/12) e registraram a melhor marca de todos os tempos: 338.399 toneladas. O volume alcançado representou aumentos de 13,36% e 11,63% sobre, respectivamente, o mês anterior e o mesmo mês do ano passado.


Mas não se ganham todas. O preço médio do mês, infelizmente, apresentou novo e consecutivo recuo, repetindo o que já havia ocorrido em abril, quando ficou 0,59% abaixo do preço médio do mês anterior.

Mas desta o valor alcançado - US$1.838,63/t – gerou recuos mais sensíveis: de 2,16% sobre o mês anterior; e de 10,69% sobre o mesmo mês do ano passado. Com isso, em maio de 2012 o valor médio obtido com a exportação de carne de frango in natura correspondeu ao terceiro menor valor dos últimos 12 meses, superando apenas os valores médios alcançados em janeiro e fevereiro deste ano.

O resultado disso, naturalmente, foi uma evolução proporcionalmente menor da receita em relação ao volume. Assim, se em relação ao mês anterior o volume aumentou 13,36%, na receita o aumento ficou em 10,92%. E enquanto em relação ao mesmo mês do ano passado o volume aumentou 11,63%, a receita terminou ligeiramente negativa, com redução de 0,31%. O que faz com que o recorde no volume não tenha sido acompanhado por recorde na receita (a maior receita cambial mensal até aqui obtida pela carne de frango in natura foi registrada em novembro de 2011 – US$655,692 milhões).




Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.