CI

Embarques de frango permanecem no mesmo nível de 2016

Os embarques de novembro frustraram as expectativas, pois se resumiram a 297.666 toneladas, o segundo menor volume deste ano


As exportações brasileiras de carne de frango in natura completaram os 11 primeiros meses de 2017 mantendo o mesmo nível registrado entre janeiro e novembro de 2016, mas revertendo a evolução negativa que persistia até outubro passado. O acumulado neste ano - 3,651 milhões de toneladas – representa, agora, aumento de quase meio por cento sobre os 3,634 milhões de toneladas de um ano atrás.

Poderia ter sido mais. Mas os embarques de novembro frustraram as expectativas, pois se resumiram a 297.666 toneladas, o segundo menor volume deste ano. De toda forma foram mantidos, com ligeira melhora (+1,71%), os resultados de novembro passado, mês também com 20 dias úteis. Já em relação ao mês anterior (com um dia útil a mais) houve redução de 11,21%.

Comparativamente ao mês anterior e embora em percentual mínimo (-0,83%) caiu, também, o preço médio que, em outubro, havia atingido seu maior valor no ano. Mas comparativamente ao mesmo mês do ano passado prevaleceu – pelo segundo mês consecutivo – alta de, aproximadamente, 8%.

Com tais desempenhos, a receita cambial de novembro retrocedeu ao menor nível dos últimos sete meses: somou US$492,5 milhões, resultado que significa queda de 11,94% sobre o mês anterior. Prevalece, no entanto, o resultado positivo em relação ao mesmo mês do ano passado. O incremento observado, desta vez de 8,75%, se repete pelo sétimo mês consecutivo.

Vale notar que embora o volume exportado em 11 meses esteja menos de meio por cento acima do que foi registrado em idêntico período de 2016, preço médio e receita cambial do período se encontram mais de 9% acima do que foi registrado nos mesmos 11 onze meses. 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.