CI

Embarques de frango recuaram 7,5% no trimestre inicial do ano

Mesmo correspondendo ao melhor resultado de 2013, as exportações de março ficam 12% aquém de mês em 2012


Mesmo tendo correspondido ao melhor resultado de 2013, as exportações de carne de frango de março passado ficaram 12% aquém das alcançadas um ano atrás, em idêntico mês. Mas o resultado negativo – ressalte-se – não se deve a um retrocesso dos embarques (tanto que o volume do mês ficou muito próximo da média dos últimos 12 meses – 320.388 toneladas) e, sim, ao excepcional resultado alcançado em março de 2012, mês em que se exportou o segundo maior volume de toda a história do setor.


Por conta disso e ainda porque no primeiro mês de 2013 também houve redução dos embarques, o volume acumulado no primeiro trimestre do ano, pouco superior a 900 mil toneladas, apresenta redução próxima de 7,5% - um volume que, por sua vez, sinaliza exportação anual da ordem de 3,6 milhões de toneladas, 8% a menos que em 2012.

Normalmente, porém, o menor volume exportado é registrado no primeiro trimestre. E isto considerado, mais o fato de que no último quinquênio (2008/2012) os embarques do período corresponderam, na média, a 23,62% do total anual, o total anual sobe para cerca de 3,815 milhões de toneladas, resultado ainda negativo (-2,6%) em relação ao ano passado.


Aparentemente, não será fácil reverter essa perspectiva, mesmo porque o volume exportado nos últimos 12 meses apresenta resultado não muito diferente dessa projeção: perto de 3,845 milhões de toneladas que, por sua vez, correspondem a uma redução de cerca de 3,5% sobre idêntico período anterior.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.