Embrapa: preços do milho e da soja reduzem e aliviam custos de produção de suínos e frangos de corte

Agronegócio

Embrapa: preços do milho e da soja reduzem e aliviam custos de produção de suínos e frangos de corte

O ICPSuíno/Embrapa baixou para 247,85 pontos, enquanto o ICPFrango/Embrapa fechou o mês passado em 225,24 pontos.
Por:
386 acessos

Depois de três meses consecutivos de alta, e de pontuações recordes em junho, os custos de produção de suínos e de frangos de corte divulgados pela CIAS, a Central de Inteligência de Aves e Suínos da Embrapa, registraram quedas de 2,32% e de 7,05%, respectivamente, no mês de julho. O ICPSuíno/Embrapa baixou para 247,85 pontos (ante os 253,74 em junho), enquanto o ICPFrango/Embrapa fechou o mês passado em 225,24 pontos (foram 242,32 em junho).
 
A diminuição nos gastos com a ração dos animais, insumo de maior composição nos custos de produção, foi a maior responsável pelo recuo dos índices.
 
No caso dos suínos, os custos com nutrição caíram 2,24% em julho com relação ao mês anterior, enquanto que para os frangos de corte a queda foi de 6,72% no mesmo período. Assim mesmo, o ICPSuíno acumula altas de 20,33% no ano e de 32,94% nos últimos 12 meses. Já ICPFrango tem em 2016 um aumento de 12,49%, chegando a 25,04% nos últimos 12 meses.
 
ICP/Embrapa

Os índices de custos de produção foram criados em 2011 pela equipe de socioeconomia da Embrapa Suínos e Aves e da Conab. O ICPFrango/Embrapa refere-se aos custos de produção no Paraná para aviário tipo climatizado em pressão positiva, modelo referencial de produção. Já o ICPSuíno/Embrapa é obtido a partir de resultados de custos da produção de suínos em sistema ciclo completo em Santa Catarina.
 
Aplicativo Custo Fácil
Disponível para download gratuito, o aplicativo Custo Fácil – Produtor Integrado auxilia o produtor integrado e a assistência técnica a organizar as informações necessárias para estimar o custo de produção e obter relatórios úteis para a gestão da granja. O Custo Fácil é indicado para integrados com contratos de parceria e de comodato para os sistemas de produção de suínos em creche e terminação, produção de leitões e frango de corte.
 
O aplicativo funciona em aparelhos móveis com sistema operacional Android e foi desenvolvido pela área de socioeconomia e pelo Núcleo de Tecnologia da Informação da Embrapa Suínos e Aves. O aplicativo pode ser baixado a partir do telefone celular ou tablet clicando no ícone da Play Store e fazendo a busca por "Custo Fácil" ou "Embrapa".
 
Planilha de cálculo do custo de produção do integrado
A Embrapa Suínos e Aves disponibiliza gratuitamente no site da CIAS uma planilha eletrônica que ajuda produtores de suínos e de frango de corte integrados realizarem a gestão da granja. A planilha permite ao produtor integrado e à assistência técnica inserir os coeficientes técnicos bem como o valor dos investimentos em instalações e equipamentos e despesas operacionais, gerando resultados de custos de modo fácil e uma estimativa da Taxa Interna de Retorno (TIR) do investimento realizado.
 
Link da notícia: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/15738251/precos-do-milho-e-da-soja-reduzem-e-aliviam-custos-de-producao-de-suinos-e-frangos-de-corte-em-julho

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink