Embrapa: Setor terá unidade de pesquisa

Agronegócio

Embrapa: Setor terá unidade de pesquisa

Por:
303 acessos

Até o final do ano, o governo anunciará a implementação da Embrapa Criação e Pesca, uma instituição que coordenará o desenvolvimento de pesquisas de longo prazo do setor. A informação foi confirmada na semana passada pelo ministro Altemir Gregolin, que esteve reunido com o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, e com o diretor-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa), Pedro Arraes. A nova unidade fará parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da estatal, conhecido como PAC Embrapa.

No próximo mês, de acordo com Gregolin, já haverá definição sobre a sede da nova instituição. Estão cotadas as unidades da Embrapa do Pantanal, Piauí, Amazonas e Amapá, além das que estão em construção em Tocantins, Maranhão e Mato Grosso. Também em agosto deverá ser fechado o número de pesquisadores a serem contratados para a nova unidade, cerca de 30, segundo o ministro. Estes funcionários já serão contemplados no concurso público previsto pela Embrapa para este ano. A reserva de vagas para os pesquisadores de pesca já estava feita, explicou o ministro, no estudo da criação da unidade.

A implementação da Embrapa Criação e Pesca faz parte de um projeto do governo, segundo o ministro, que, entre outros pontos, elevou de secretaria a ministério o setor da pesca, e resultou na criação da nova Lei da Pesca. “Temos o apoio do presidente Lula e do ministro Stephanes, pois a pesca é considerada um setor de caráter estratégico para o país”, disse.

Gregolin explicou que o intuito da criação da nova unidade é tornar o setor tão competitivo no Brasil como é a pecuária atualmente. “Para a população, é um alimento nobre e, para o pescador, uma alternativa de renda”, comentou.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink