Agronegócio

Embrapa abre inscrições para Curso de Produção Orgânica de Hortaliças

Embrapa Hortaliças vai oferecer mais um Curso de Produção Orgânica de Hortaliças.
Por:
387 acessos

Como acontece anualmente, a Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) vai oferecer no período de 24 a 26 de agosto próximo mais um Curso de Produção Orgânica de Hortaliças, com inscrições abertas a partir do dia 22 de julho de 2016. Será o segundo curso dentro de uma reconfiguração definida pelos organizadores em 2015, e que procura priorizar a inscrição de pessoas que exercem atividades relacionadas à área agronômica, como produtores, extensionistas e estudantes de ciências agrárias.  Para inscrever-se, basta clicar no link relativo ao curso na página da Embrapa Hortaliças na internet.

"A ideia é que os participantes possam dar um retorno social ao conteúdo do curso, seja como multiplicadores, a exemplo de técnicos da Extensão Rural, ou porque desejam investir no segmento de orgânicos, no caso de produtores de hortaliças convencionais", explica a agrônoma Caroline Reyes, da área de Transferência de Tecnologia (TT), coordenadora do curso. "Vamos procurar fazer uma triagem criteriosa durante o período das inscrições para que participem do curso pessoas para as quais a transferência de conhecimentos sobre cultivo orgânico resulte em ferramentas de valor social", acrescenta.

Outra questão considerada relevante pela coordenadora diz respeito à mudança referente ao período do curso, que passou de uma semana para dois dias e meio, "tornando-se mais enxuto e mais objetivo". Segundo Caroline, o tempo de duração não foi a única mudança introduzida no curso. "Anteriormente, a maior parte da programação era voltada para palestras, que passam agora a dividir espaço com mesas-redondas, com a participação de pesquisadores das áreas de fitossanidade e de controle biológico, e também com representantes de entidades que comercializam hortaliças orgânicas, com vistas a mensurar as principais demandas do mercado". 

DESAFIOS

Na avaliação do pesquisador Francisco Resende, que atua na área de orgânicos, a grande procura por cursos dessa natureza deve-se à escassez de informações técnicas, em desvantagem quando comparadas à produção convencional. "Os produtores enfrentam muitos desafios para produzir com qualidade e regularidade no sistema orgânico, o que explica o interesse por maiores conhecimentos sobre esse tipo de cultivo", sublinha o pesquisador.

Com relação às mudanças que foram introduzidas nas recentes edições do curso, ele observa que como carro-chefe da agricultura orgânica, as hortaliças possuem uma diversidade de espécies com exigências peculiares para serem produzidas sob esse sistema, "o que exige versatilidade para atender um grupo diversificado em termos de expectativas sobre a produção orgânica".
 

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink