CI

Embrapa Agrossilvipastoril fará boletins agrometeorológicos para auxiliar produtores

O clima tem sido um dos inimigos dos produtores rurais de Mato Grosso e o fenômeno La Niña começa a entrar no Brasil.


O clima tem sido um dos inimigos dos produtores rurais de Mato Grosso e o fenômeno La Niña começa a entrar no Brasil. Boletins agrometeorológicos serão elaborados a partir da safra 2016/2017 pela Embrapa Agrossilvipastorial, localizada em Sinop, para auxiliar o setor produtivo e agentes financiadores sobre a situação das chuvas no Estado e a disponibilidade hídrica no solo.

Durante a safra, segundo a Embrapa Agrossilvipastoril, serão elaborados três boletins, sendo o primeiro nos dez primeiros dias de outubro. O segundo boletim será no começo de janeiro, quando a colheita se inicia, e o terceiro boletim em maio, contemplando assim a segunda safra.

Conforme a entidade de pesquisa, as datas de divulgação dos boletins podem mudar diante o surgimento de demandas específicas ou até mesmo em decorrência a eventos meteorológicos extremos, como estiagem prolongada ou excesso de chuva.

As informações coletadas serão provenientes da estação meteorológica da própria Embrapa Agrossilvipastoril situada no campo experimental em Sinop. Ainda de acordo com a entidade, o boletim reunirá também dados do Sistema de Monitoramento Agrometeorológico Agritempo e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O pesquisador da Embrapa, Cornélio Zolin, explica que o boletim reunirá, inicialmente, informações sobre anomalia de chuva e sobre balanço da disponibilidade de água no solo. Ele pontua que informações oriundas de imagens por satélite e sensoriamento remoto poderão ser incrementadas futuramente.

Zolin destaca que a princípio os boletins a serem elaborados pela Embrapa Agrossilvipastoril não possuem a função de ajudar os produtores de Mato Grosso na hora de tomar decisão no campo, mas sim servirá como um importante balizador para os agricultores e para as instituições financeiras no momento de negociar prazos e resgatar seguro agrícola em casos de problemas com a safra.

Os boletins serão divulgados aos produtores e agentes financiadores no site da Embrapa Agrossilvipastorial.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.