CI

Embrapa Agrossilvipastoril se prepara para inauguração de sua sede

A previsão é de que a inauguração seja feita no fim de agosto


No último sábado, dia 7, a Embrapa Agrossilvipastoril completou dois anos de criação. A comemoração do segundo aniversário da Unidade instalada em Sinop, no Norte do Mato Grosso, acorre em um momento em que já começam a ser feitos os preparativos para a inauguração da sede.

Criada pela deliberação número 4, de 7 de maio de 2009, a Embrapa Agrossilvipastoril é uma das cinco Unidades construídas com recursos do Programa de Fortalecimento da Embrapa, o PAC Embrapa. As obras de construção da sede começaram em fevereiro de 2010 e já se encontram em fase de acabamento. A previsão é de que a inauguração seja feita no fim de agosto.

Apesar de ainda não contar com a infra-estrutura necessária para o pleno desenvolvimento das atividades, a Unidade já conta com mais de 70 empregados, entre eles 30 pesquisadores. Esta equipe já trabalha em projetos de pesquisa, transferência de tecnologia, na organização e manutenção dos campos experimentais e na administração e suporte geral.

Na área da pesquisa, dois projetos de integração lavoura-pecuária-floresta (iLPF) já foram aprovados. Um deles, com foco na pecuária de leite, já começou a ser implantado com o plantio de cerca de 15 mil mudas de eucalipto e castanheira em uma área de 50 hectares. O outro experimento, voltado para a pecuária de corte, começará a ser colocado em prática no segundo semestre.

Outros 12 projetos provenientes da Embrapa Agrossilvipastoril foram submetidos ao edital 01/2011 do SEG. Além disso, a equipe da Unidade ainda tem participação em projetos complementares, planos de ação e atividades em projetos desenvolvidos em rede com outras UDs.

“Os pesquisadores ainda estão chegando, mas já estão trabalhando fortemente em busca de novas linhas de pesquisa, preparando e submetendo projetos. Já temos projetos aprovados, começando a serem executados. As expectativas são muito boas para os próximos anos”, analisa o chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento, Austeclínio Lopes de Farias.

A transferência de tecnologia também já desenvolve atividades em todo o Mato Grosso. Por meio de capacitações continuadas, a Unidade pretende contribuir para o fortalecimento e qualificação da assistência técnica e extensão rural. A cadeia produtiva do leite, por exemplo, já se encontra organizada. Cerca de 70 técnicos de todas as regiões do estado já se preparam para participar do segundo módulo da capacitação que começou em março. As cadeias produtivas da fruticultura, da mandiocultura e da olericultura também serão foco das capacitações.

O chefe-adjunto de Comunicação e Negócios, Lineu Domit, ainda destaca as parcerias já efetivadas com o governo do estado, com prefeituras e entidades ligadas ao campo.

“Estas parcerias serão fundamentais para que possamos desenvolver o trabalho, tanto de pesquisa quanto de transferência de tecnologia no estado”, afirma.

No campo experimental e na Vitrine Tecnológica está sendo montada a infra-estrutura necessária para o desenvolvimento efetivo das atividades, como sistema de irrigação, captação de água e rede elétrica. Em breve a área será cercada e também serão construídas as instalações de apoio.

Para o chefe-geral da Unidade, João Flávio Veloso, nestes dois anos, a Embrapa Agrossilvipastoril tem superado as expectativas em todas as frentes de trabalho, o que faz dela a Unidade mais adiantada dentre as mais novas criadas pela Embrapa.

“Em todas as frentes de trabalho, seja ela administrativa, de pesquisa ou de transferência de tecnologia, temos nos superado e desenvolvido bem. Além disso, conseguimos montar uma boa equipe que tem se envolvido em uma construção coletiva da Unidade”, avalia o chefe-geral.

As informações são da assessoria de imprensa da Embrapa Agrossilvipastoril.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.