CI

Embrapa alerta para surto de lagarta da soja em MS

MS está passando por um período de explosão populacional da lagarta


Mato Grosso do Sul está passando por um período de explosão populacional da lagarta da soja, segundo alerta da Embrapa Agropecuária Oeste, encaminhado nessa sexta-feira (12-01). Conforme estudo da empresa, as chuvas intensas não tem conseguido contribuir para o controle do organismo, porque o tempo fica seco rapidamente e, com o calor e folhas vigorosas a proliferação da lagarta é maior.

De acordo com o pesquisador da Embrapa Crébio José Ávila, a praga está presente em lavouras de todo o Estado, mas na região de Dourados, onde a soja está em fase de florescimento ocorre a preocupação com surtos é maior. O ataque é promovido por dois tipos de praga, a lagarta da soja e a lagarta falsa medideira, em infestações conjuntas que dificultam o controle. Os surtos devem ser intensificados até o fim do mês, prevê o pesquisador.

Já no início de fevereiro a presença das lagartas é menor, mas entra em campo outra praga, o percevejo. A Embrapa sugere ao produtor que procure orientação para efetuar o controle das pragas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.