Agronegócio

Embrapa alerta para surto de lagarta da soja em MS

MS está passando por um período de explosão populacional da lagarta
Por: -Sandra Luz
2 acessos

Mato Grosso do Sul está passando por um período de explosão populacional da lagarta da soja, segundo alerta da Embrapa Agropecuária Oeste, encaminhado nessa sexta-feira (12-01). Conforme estudo da empresa, as chuvas intensas não tem conseguido contribuir para o controle do organismo, porque o tempo fica seco rapidamente e, com o calor e folhas vigorosas a proliferação da lagarta é maior.

De acordo com o pesquisador da Embrapa Crébio José Ávila, a praga está presente em lavouras de todo o Estado, mas na região de Dourados, onde a soja está em fase de florescimento ocorre a preocupação com surtos é maior. O ataque é promovido por dois tipos de praga, a lagarta da soja e a lagarta falsa medideira, em infestações conjuntas que dificultam o controle. Os surtos devem ser intensificados até o fim do mês, prevê o pesquisador.

Já no início de fevereiro a presença das lagartas é menor, mas entra em campo outra praga, o percevejo. A Embrapa sugere ao produtor que procure orientação para efetuar o controle das pragas.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink