Embrapa Amazônia Ocidental oferece 51 novas bolsas de pesquisa para alunos de graduação
CI
Agronegócio

Embrapa Amazônia Ocidental oferece 51 novas bolsas de pesquisa para alunos de graduação

Calendário de inscrições disponível entre os dias 16 e 27 de junho
Por:

A Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus/AM) lançou, nesta semana, edital de abertura do processo seletivo para oferta de 51 novas bolsas de Iniciação Científica (IC) para alunos de graduação. A seleção é para o período 2014-2015 e tem calendário de inscrições disponível entre os dias 16 e 27 de junho.

Os estudantes interessados devem acessar o edital na página inicial do site da Unidade – www.cpaa.embrapa.br. No documento estão todas as regras que orientam o processo seletivo, como prazos, procedimentos e documentos necessários, além das áreas disponíveis e seus respectivos orientadores. No mesmo local o aluno ainda encontra os formulários de inscrição, do plano de trabalho e do currículo Lattes do orientador, assim como as normas técnicas para redação e preenchimento dos documentos.

Dúvidas e Informações

O candidato pode tirar dúvidas sobre o processo seletivo por meio do Setor de Gestão de Pessoas (SGP) da Embrapa Amazônia Ocidental, com a analista Deise Maria Pessoa de Souza. O telefone para contato é o 3303 7833, o e-mail é o deise.souza@embrapa.br e o endereço é rodovia AM 010, km 29, zona rural. O deslocamento até a Unidade pode ser feito por transporte público, através da linha de ônibus 430 (Colônia Japonesa – T1 – Centro).

Áreas Disponíveis

Os candidatos poderão concorrer às bolsas nas seguintes áreas: agroclimatologia; agroecologia; agrofloresta; caracterização de recursos florestais para uso múltiplo; ciência do solo; cultura de tecidos de plantas; desenvolvimento rural; economia rural e agronegócio; engenharia de software, inteligência artificial, sistemas de informação e Data Warehouse; entomologia; fertilidade do solo; fisiologia reprodutiva de peixes nativos; fitopatologia; fitoquímica; fitotecnia; forragicultura e pastagens voltadas à integração Lavoura-Pecuária-Floresta; genética e biologia molecular; georreferenciamento; horticultura; manejo e física do solo; manejo florestal; melhoramento genético; melhoramento vegetal; microbiologia agrícola; nutrição de peixes; nutrição de plantas; olericultura; piscicultura; plantas medicinais; plantios florestais; polinização; propagação vegetativa; recursos genéticos e melhoramento de plantas; sanidade de espécies aquícolas; sanidade de peixes; silvicultura; sistemas agroflorestais; sociologia rural, desenvolvimento agropecuário, meio ambiente, desenvolvimento territorial, agricultura familiar e sustentabilidade; tecnologias de sementes florestais.

Programa de Iniciação Científica

O Programa de IC da Embrapa Amazônia Ocidental conta com apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), através do Pibic (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica), e da Fapeam (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas), por meio do Paic/AM (Programa de Apoio à Iniciação Científica do Amazonas). Das 51 bolsas disponibilizadas, 40 são financiadas pelo Paic e 11 pelo Pibic.

Para o pesquisador da Embrapa Amazônia Ocidental e coordenador do Cibe (Comitê Interno de Bolsistas e Estagiários), Jony Dairiki, o investimento nos estudantes, desde cedo, pode render bons frutos. “A iniciação científica é muito importante para estes jovens. É o primeiro passo e é fundamental para incentivar que eles continuem nesta caminhada e se tornem futuros pesquisadores”, destacou.

*Colaboração de Felipe Rosa, Embrapa Amazônia Ocidental

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink