CI

Embrapa anuncia vencedores do Prêmio Frederico de Menezes Veiga


A Comissão de seleção do Prêmio Frederico de Menezes Veiga escolheu na quarta-feira (15) os vencedores de 2009. Na 31ª edição, o prêmio tem como tema “Melhoramento Genético para o sucesso no Agronegócio”. Os escolhidos foram o pesquisador da Embrapa Meio Norte (Teresina-PI), Francisco Rodrigues Freire Filho, e o pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Antônio Alves Pereira.

Francisco Freire apresentou a pesquisa realizada com feijão-caupi. Dentre as variedades desenvolvidas, destaca-se BRS Guariba, que teve aceitação , principalmente em Primavera do Leste, no Mato Grosso, com mais de 100 mil hectares cultivados. Por apresentar ciclo curto, cerca de 60 dias, é recomendável para áreas com problemas de precipitação.

O melhoramento do café foi o tema do trabalho de Antônio Pereira, melhorista que possui vasta experiência no assunto com ênfase na resistência da ferrugem .

Neste ano, foram inscritos dezessete pesquisadores da Embrapa e treze de instituições de pesquisa agropecuária. Entre os pontos que foram levados em conta na seleção, destaca-se o desenvolvimento de cultivares e a adoção delas pelo agronegócio. Além disso, foi observada, ainda, a contribuição dos pesquisadores na formação de outros profissionais da área, o trabalho desempenhado em rede e a produção científica.

Os agraciados receberão uma peça de arte simbólica, um diploma e uma premiação em dinheiro no valor bruto de R$ 98.440,10. A entrega do Prêmio será feita dia 29 de abril, às 19h durante as comemorações do aniversário da Embrapa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.