CI

Embrapa apresenta alternativas forrageiras na Agrotecno Leite 2013

de 25 a 27/09, na Universidade de Passo Fundo/RS


A Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – participa da 7ª Agrotecno Leite, de 25 a 27/09, na Universidade de Passo Fundo, com quatro unidades de pesquisa: Clima Temperado (Pelotas,RS), Gado de Leite (Juiz de Fora, MG), Pecuária Sul (Bagé, RS) e Trigo (Passo Fundo, RS). No campo, serão apresentadas alternativas forrageiras anuais, enquanto que no estande institucional estará a mostra Embrapa 40 Anos.


A média de produção de leite no Brasil é de 4 litros/vaca/dia, enquanto que o potencial chega a 20 litros/vaca/dia. Em Passo Fundo, RS, sede da Agrotecno Leite, a média é de 11 litros/vaca/dia, mas o setor produtivo se mobiliza para crescer ainda mais. O entrave, segundo os especialistas, está nos custos de produção, sendo que entre 40 e 60% dos gastos com o plantel está na alimentação dos animais. De acordo com o pesquisador Renato Fontaneli, investir no planejamento forrageiro pode garantir a sustentabilidade do produtor de leite, principalmente utilizando áreas ociosas com pasto de qualidade, silagem, feno e grãos de cereais.

Entre as opções de forragens apresentadas pela Embrapa estão trigos, triticale, centeio, aveias, azevém, trevos, cevada, capim sudão e capim elefante. Ainda, tecnologias para conservação e manejo de forragens, higiene de ordenha e integração Lavoura-Pecuária-Floresta.


A Agrotecno Leite 2013 acontece de 25 a 27 de setembro, no Centro de Eventos e Campos de Pesquisa da Universidade de Passo Fundo, e deverá receber mais de 11 mil visitantes. Informações no site www.agrotecnoleite.com.br. A promoção é da UPF, Cotrijal, Emater/RS-Ascar, Embrapa, Instituto para o Desenvolvimento de Passo Fundo, Sebrae/Senar, Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Prefeitura de Passo Fundo, RBSTV, Secretaria de Desenvolvimento Rural Pesca e Cooperativismo e Sicredi.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.