CI

Embrapa apresenta biorreator para clonagem de plantas

Equipamento acelera o ciclo de produção e aumenta a produtividade


Equipamento reduz significativamente os custos com mão-de-obra, além de acelerar o ciclo de produção e aumentar a produtividade
 
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, apresentou o biorreator para clonagem de mudas de plantas na Tecnoshow Comigo 2011. A feira, realizada em Rio Verde (GO), de 12 a 16 de abril, deve receber 65 mil pessoas. Esta é a 10ª edição do evento, que tem 400 expositores.

O biorreator foi desenvolvido e patenteado pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 47 unidades da empresa. O equipamento é capaz de multiplicar mudas de plantas com higiene, segurança e economia. Funciona a partir de um sistema de frascos de vidro interligados por tubos de borracha flexível, pelos quais as plantas recebem ar e solução nutritiva por aspersão ou borbulhamento.

Os materiais a serem reproduzidos, como células, tecidos ou órgãos, são armazenados no biorreator que produz plantas de forma semiautomática. A produção é monitorada e as condições de cultivo são controladas, com menor manipulação das culturas.

“O biorreator reduz significativamente os custos com mão-de-obra, além de acelerar o ciclo de produção e aumentar a produtividade e, por isso, representa uma ótima opção para as empresas de fruticultura, produção de plantas ornamentais, reflorestamento, papel e celulose e madeireiras”, afirma o pesquisador responsável pelo equipamento, João Batista Teixeira.

O biorreator apresenta ainda outras vantagens em relação aos métodos tradicionais de produção de muda, como adaptabilidade a diversas espécies vegetais; uniformização da produção; simplicidade de montagem; geração de produtos isentos de pragas e doenças; e redução do custo total por unidade produzida.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.