CI

Embrapa apresenta manual de planejamento de sistemas de produção de gado de corte


Está disponível na livraria Espiral o Manual do Usuário Embrapec, ferramenta para o planejamento de sistemas de produção de gado de corte. Desenvolvida pela Embrapa Gado de Corte em parceria com a Embrapa Informática Agropecuária, a ferramenta avalia os impactos biológicos e econômicos de ações previstas para a propriedade, apoiando a tomada de decisão do produtor.


O Embrapec pode ser utilizado para grandes e pequenas propriedades, por agentes de planejamento e da assistência técnica, instituições de pesquisa e ensino e de política setorial.

O Manual do Usuário Embrapec que acaba de chegar à livraria Espiral, contém 119 páginas e custa R$ 45,00. Acompanha o Manual uma cópia do programa, que já vinha sendo distribuído gratuitamente pela Rede de Software Livre para Agropecuária (Agrolivre). O Manual do Embrapec pode ser adquirido por meio eletrônico nos endereços: www.livrariaespiral.com.br e [email protected] ou diretamente na loja instalada na sede da Embrapa Gado de Corte, uma das unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), localizada à BR. 262, km 4, em Campo Grande, MS.

O sistema Embrapec que já vem sendo utilizado por técnicos do planejamento agropecuário tem sido bem aceito pelos usuários, diz um dos autores do Manual, Haroldo Pires de Queiroz. Ele, que é zootecnista, trabalha na área de Comunicação Empresarial da Embrapa Gado de Corte e tem acompanhado a entrada do produto no mercado, afirma que mais de mil cópias do programa já foram adquiridas. “A aceitação por parte dos usuários tem sido muito boa e poucas dificuldades com relação ao manuseio do programa são mencionadas”, garante Queiroz. Segundo ele, uma dificuldade apontada pelos usuários da tecnologia diz respeito a instalação do programa. Queiroz ensina como resolver a questão: “Se no computador do usuário houver outras versões do programa Java J2SE Runtime Enviroment, todas devem ser removidas e substituídas pela máquina Java versão 1.5 ( jre-1_5_0_11-windows-i586-p.exe)- dessa forma estará garantido o correto funcionamento dos recursos do Embrapec”.
A publicação está dividida em oito capítulos: introdução, estrutura do Modelo, funcionamento do Embrapec entre outros itens. Contém todos os passos de instalação e operação do programa e ensina como trabalhar a série de itens como carregamento dos dados, emissões de relatórios e realizar simulações.

Embrapec: Ferramenta de apoio ao planejamento da fazenda
O engenheiro-agrônomo Ivo Martins Cezar, primeiro autor do Manual Embrapec, explica que a ferramenta está estruturada para simular sistemas de produção isolados e independentes. “O diferencial é a possibilidade de testar várias alternativas a partir de um sistema já existente na propriedade podendo o usuário avaliar os impactos das mudanças sem correr riscos”, diz Ivo Cezar que sustenta: "Hoje não se deve tomar decisões por intuição. O Embrapec faz previsões com precisão”.


O estudo da viabilidade econômica da propriedade é um dos grandes diferenciais oferecidos pelo Embrapec. Haroldo Queiroz ressalta que o sistema simula mudanças, calcula impactos econômicos na fazenda por até 20 anos e é uma ferramenta eficiente capaz de ajudar o produtor a planejar o seu negócio.

Com o Embrapec espera-se que a ferramenta seja efetiva para melhorar a gestão das fazendas de pecuária de corte, contribuindo para melhorar a produtividade e a eficiência dos sistemas de produção de carne bovina do Brasil.

Para baixar o programa Embrapec - Modelo Bioeconômico de Pecuária de Corte acessar o endereço eletrônico http://repositorio.agrolivre.gov.br/projects/embrapec/ e para adquirir o manual que custa 45 reais, com uma cópia do software em CD-ROM, utilizar o site www.livrariaespiral.com.br . A máquina Java J2SE Runtime Enviroment também é distribuída gratuitamente e os arquivos "jre-1_5_0_11-windows-i586-p.exe" podem ser localizados em diversos pontos da web com uma busca no Google (www.google.com.br).

Informações técnicas sobre o Embrapec poderão ser obtidas pelo telefone (67) 3368-2081 com Haroldo Pires de Queiroz [email protected] .

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.