CI

Embrapa apresenta novas cultivares de milho e sorgo no VI Ciência para a Vida

São quatro cultivares de milho (BRS 1040, BRS 2022, BRS 3025, BRS 3035) e uma de sorgo (BRS 655)


A Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) apresenta, durante a sexta edição da exposição Ciência para a Vida 2008, que acontece até o próximo domingo, 28, em Brasília (DF), cinco novas cultivares. São quatro cultivares de milho (BRS 1040, BRS 2022, BRS 3025, BRS 3035) e uma de sorgo (BRS 655) que foram apresentadas pela primeira vez ao público nesta terça-feira à noite, durante a solenidade de abertura do evento.

O BRS 1040 é o novo híbrido simples de milho da Embrapa. Tem potencial genético para alta produvitidade, estabilidade de produção e ciclo superprecoce. Possibilita alto retorno financeiro a produtores que mantêm lavouras com elevado uso de insumos.

Já o BRS 2022 é um híbrido duplo que tem ciclo precoce e excelente tolerância ao acamamento e ao quebramento. O potencial genético para produtividade também é alto para sua categoria.

O híbrido triplo BRS 3025 possui ciclo precoce e apresenta excelente resistência tanto ao acamamento como ao quebramento. Seus grãos são alaranjados e semi-dentados.

Os três híbridos (BRS 1040, BRS 2022 e BRS 3025) são indicados para plantio, tanto na safra como na safrinha, em todo o país, exceto na região subtropical (que inclui o Sul do Paraná e os estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul).

O BRS 3035, também híbrido triplo, tem ciclo superprecoce e excelente tolerância ao acamamento e ao quebramento. A indicação de plantio é para a época de safrinha nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil e para o estado do Paraná, exceto em sua parte Sul.

A Embrapa apresenta também o BRS 655, híbrido de sorgo forrageiro que permite uma silagem de alta qualidade. Ele tem estabilidade de produção, alta resistência a estiagem, baixo custo de produção e alto potencial de produção de massa verde. O novo sorgo da Embrapa é indicado para plantio no período chuvoso (de outubro a dezembro) nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul do Brasil, além do estado do Tocantins. As informações são da assessoria de imprensa da Embrapa Milho e Sorgo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.