CI

Embrapa apresenta novo livro sobre citros em congresso de fruticultura

A obra é dividida em dois volumes


Nesta quinta-feira, dia 25 de outubro, a Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas – BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, promove o pré-lançamento do livro “Cultura dos citros” durante o XXII Congresso Brasileiro de Fruticultura (CBF), que acontece de 22 a 26 de outubro, em Bento Gonçalves (RS).


A publicação tem como editores técnicos os pesquisadores Antonio da Silva Souza, Orlando Sampaio Passos e Walter dos Santos Soares Filho e os ex-pesquisadores Almir Pinto da Cunha Sobrinho e Antonia Fonseca de Jesus Magalhães. Além deles, tem a autoria de seis pesquisadores da Unidade e outros de instituições parceiras.
Segundo Orlando Passos, o livro representa uma velha aspiração da Embrapa Mandioca e Fruticultura. “Seu objetivo é divulgar conhecimentos e tecnologias sobre os citros cultivados em condições tipicamente tropicais”, explica. A publicação homenageia, na própria capa, a laranjeira ‘Bahia’, oriunda do bairro do Cabula, em Salvador (BA), por ter sido considerada responsável pelo desenvolvimento da citricultura nos cinco continentes.

A obra é dividida em dois volumes. Este primeiro é dirigido a aspectos básicos da cultura, que vão da origem, classificação botânica e distribuição geográfica àqueles relacionados a recursos e melhoramento genéticos, biotecnologia, fisiologia, propagação, processamento, experimentação agrícola, mercado e suas perspectivas. O segundo, a ser publicado em breve, vai abordar temas de natureza prática, como planejamento do pomar, manejo de solos e de pragas, nutrição e adubação, irrigação, indexação de doenças em mudas e produção integrada.


A citricultura no Brasil

O Brasil é o primeiro produtor mundial de citros e o maior exportador de suco concentrado e congelado de laranja doce – principal produto do complexo agroindustrial da citricultura brasileira. A produção está distribuída por todas as regiões, mas com notória concentração na Região Sudeste, especialmente no Estado de São Paulo, cujos pomares estão demasiadamente concentrados nas laranjeiras doces, vindo a seguir as tangerineiras e limeiras ácidas.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o valor total da produção brasileira de citros, compreendendo laranjas doces, tangerinas, limas ácidas e limões verdadeiros, atingiu, em 2010, a expressiva marca de R$ 7,1 bilhões, ocupando o quinto lugar entre as principais cadeias produtivas do agronegócio brasileiro.


Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.