CI

Embrapa apresenta quatro tipos de soja


A Embrapa Soja apresentou no Show Rural quatro tipos de soja. Duas convencionais - BRS 283 e BRS 284 -, e outras duas transgênicas, ambas tolerantes ao glifosato, BRS 294RR e a BRS 316RR. Essas duas últimas variedades são indicadas para os estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e região Sul do Mato Grosso do Sul. As variedades possuem alta capacidade produtiva e ciclo de maturação precoce.


Outro diferencial é o crescimento indeterminado, o que permite a semeadura da soja a partir de 5 de outubro, viabilizando o plantio da safrinha em uma época oportuna. Já as variedades transgênicas têm por característica a resistência moderada ao nematóide de galha, que ocorrem, segundo pesquisadores da Embrapa, com grande frequência em áreas que utilizam rotação com soja e milho.

Outros lançamentos foram as cultivares de feijão BRS Estilo, BRS Esplendor e BRS Campeiro. A cultivar BRS estilo, por exemplo, possui um alto potencial produtivo, além da resistência ao acamamento e também a oito patógenos.

Na linha de tubérculos, a Embrapa Mandioca e Fruticultura mostrou pela primeira vez, a BRS Moura. A nova variedade de mandioca, que foi validada no município paranaense de Diamante do Norte, alcançou um índice de produtividade de 24,4 toneladas por hectare. Segundo a entidade, o tempo de cozimento dessa mandioca foi de menos de 20 minutos e um teor de amido de 26%. A cultivar também é recomendada para os municípios do Norte do Paraná.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.