CI

Embrapa apresenta universo da pesquisa em site para público infantojuvenil

Objetivo é estimular a curiosidade e a interação


Falar de ciência, perceber a importância e a presença dela na vida de cada um vai ficar muito mais fácil. A crianças e adolescentes de todo o Brasil será apresentada nesta semana a mais nova iniciativa desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com o objetivo de transformar - com criatividade e leveza - o resultado da pesquisa em elementos de um universo que estimula a curiosidade e a interação. E tudo isso por meio de uma das ferramentas mais presentes no dia a dia de todos: a internet.

Entre os dias 4 e 8 de abril, todas as Unidades da Embrapa espalhadas pelo Brasil vão participar dos lançamentos regionais do site Contando Ciência na Web, desenvolvido pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF). Nesse período, serão promovidas atividades motivadas pelos temas do site, com turmas de estudantes de escolas públicas e particulares, assim como de instituições de ensino especial. A Embrapa Cerrados (Planaltina/DF) participará do evento que será realizado na próxima quarta-feira (6) com os alunos da Escola Classe da 410 Sul, localizada em Brasília.

Portadores de deficiência visual e de outras deficiências participarão durante todo o dia de uma oficina com plantas do bioma Cerrado. O objetivo é estimular o conhecimento da flora, por meio de sementes, folhas, frutos e cascas de espécies nativas, via o reconhecimento de aromas, texturas, formas, sons e sabores. Todos esses materiais serão apresentados aos alunos durante a oficina. Ao final, eles poderão saborear picolés de frutos do Cerrados.

Da Embrapa Cerrados estarão presentes as pesquisadoras Araci Alonso e Fabiana Aquino. As atividades serão coordenadas por profissionais da Embrapa Informação Tecnológica, da Embrapa Cerrados, da Embrapa Transferência de Tecnologia e da Secretaria de Comunicação Social (Secom), da Embrapa Sede, e contam com o apoio da sorveteria Delícias do Cerrado (www.deliciasdocerrado.com.br). As demais Unidades localizadas no Distrito Federal organizaram uma programação que se concentrará, nos dias 5 e 6, em outras duas escolas do DF, uma particular e a outra pública.

Esforço coletivo - Para desenvolver o site Contando Ciência na Web equipes multidisciplinares de profissionais estiveram envolvidas durante cerca de dois anos. Foram testadas as melhores formas de organização das informações, com a preocupação de atualizar as características consideradas fundamentais em sites infantojuvenis, como as cores, a presença de personagens e as possibilidades de interatividade. O conteúdo do site, que reúne algumas das principais tecnologias de cada centro de pesquisa, é apresentado em formatos variados, como jogos e livros virtuais, com linguagem adaptada a públicos mais jovens, porém não menos exigentes.

Para o gerente-g eral da Embrapa Informação Tecnológica, Fernando do Amaral Pereira, o investimento da Embrapa no novo projeto foi motivado pelo desafio de atender a um público habituado a tecnologias web. "Procuramos estar atentos à evolução dessas ferramentas e oferecer conteúdo científico de uma forma adaptada ao público e à internet", comenta. A coordenação do site é da Embrapa Informação Tecnológica, em parceria com todas as Unidades Descentralizadas, gestoras do conteúdo de cada item do menu, como o Você sabia?, o Conheça a Embrapa, o Brinque com Ciência, a Biblioteca, o Glossário e o Bloguinho, onde as crianças podem trocar ideias com pesquisadores sobre o assunto que mais lhes interessar.

Serviço: www.embrapa.br/contandociencia
 
As informações são da assessoria de imprensa da Embrapa Informação Tecnológica e Embrapa Cerrados.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.