CI

Embrapa capacita técnicos paraibanos em cultura do coco

Participam do curso 40 técnicos e agrônomos envolvidos na produção de coco e derivados


O perímetro irrigado de São Gonçalo, em Sousa, na Paraíba, recebe, a partir desta segunda-feira (4) até a sexta (8), pesquisadores da Embrapa que darão o curso sobre Sistemas de Produção de Coco.

A capacitação é uma iniciativa da Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza, CE) e da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE), em parceria com a Divisão de Política, Produção e Desenvolvimento Agropecuário da Superintendência Federal de Agricultura (SFA/PB). Participam do curso 40 técnicos e agrônomos envolvidos na produção de coco e derivados.

O treinamento será realizado no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), campus de São Gonçalo. O objetivo é formar multiplicadores das tecnologias desenvolvidas pela Embrapa que podem incrementar a produtividade da cultura do coco no Perímetro de São Gonçalo.

Pesquisadores da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Humberto Rollemberg, Elias Ribeiro, Edson Passos, Lafayette Sobral, Joana Ferreira, Dulce Warwick e Maria Urbana Nunes abordam diversos aspectos do sistema de produção do coco. Os temas vão desde o preparo da área e escolha de mudas até o aproveitamento de co-produtos do coco, passando pelo manejo, tratos culturais e combate a pragas e doenças.

Revitalização

O curso faz parte das ações da Embrapa para revitalizar a cultura do coqueiro no Nordeste, a exemplo da reunião com produtores e agentes do governo realizada em março, em Alagoas.

“Há uma carência de disponibilidade e acesso de tecnologia. O curso abordará todo o sistema produtivo do coco verde e busca assistir tecnicamente os agricultores através de uma ação multiplicadora desses conhecimentos”, explica Adriano Mattos, analista e coordenador do treinamento.

O perímetro irrigado de São Gonçalo é uma das mais importantes áreas produtoras de coco do Nordeste brasileiro. Ele é formado por produtores familiares, lotados em extensões

de terra de até 4 hectares, implantados há mais de 20 anos.

Com o curso, a Embrapa colabora com os esforços do fórum de entidades criado em 2010 para revitalizar a cultura do coco no Perímetro. A ação tem, ainda, a parceria do SEBRAE/PB, com o SENAR/PB e com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), além da Coordenação de Produção Integrada da Cadeia Agrícola, órgão da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC).

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

Terça-feira (05/04)
8h - 8h45 Variedades e híbridos de coqueiro (Francisco Elias Ribeiro)
9h15 - 11h15 Preparo de mudas e implantação coqueiral(Humberto Rollemberg Fontes)
13h - 15h Manejo e tratos culturais (Humberto Rollemberg Fontes)
15h - 16h30 Morfologia e ecofisiologia do coqueiro (Edson Passos) Práticas de campo

Quarta-feira (06/04)
8h - 10h Nutrição e adubação do coqueiral (Lafayette Franco Sobral)
10h15 - 11h30 Coleta de solo e folhas. Interpretação dos resultados de análise (Lafayette Franco Sobral)
14h -16h Manejo de irrigação do coqueiro (Fábio Miranda)

Quinta-feira (07/04)
8h - 10h Pragas de coqueiro e seus métodos de controle (Joana Ferreira dos Santos)
10h30 - 12h30 Principais doenças do coqueiro no Brasil (Dulce Regina Nunes Warwick)
14h00 -16h00 Aproveitamento dos co-produtos de coco (Maria Urbana Nunes)
16h30 -18h30 Prática

Sexta-feira (08/04)
8h - 9h Colheita e pós-colheita (Ricardo Elesbão)
10h - 10h30 Encerramento

As informações são da assessoria de imprensa da Embrapa tabuleiros Costeiros.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.