CI

Embrapa capacita veterinários para credenciamento junto ao PNCEBT


O controle de doença animal é fundamental para a produtividade dos rebanhos, redução dos custos de produção e qualidade dos produtos. No cenário atual, deu-se maior importância ao controle de doenças devido às barreiras sanitárias impostas pelo mercado internacional, sendo um dos fatores limitantes para a comercialização de carne.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) adequando-se a esta situação, estabeleceu novas estratégias em relação à política e às ações de defesa sanitária, entre elas, a transferência de atividades, como diagnóstico de doenças, a laboratórios credenciados de organizações autônomas e não-governamentais.

Nesse contexto, a qualificação de profissionais em conceitos, métodos e técnicas em imunodiagnóstico e controle veterinário possibilitará ao país participar com competência nesse seleto mercado. Desta forma, a Embrapa Gado de Corte realizará o treinamento em "Métodos de diagnóstico e controle da brucelose e tuberculose animal e noções em encefalopatias espongiformes transmissíveis", que enfocará o diagnóstico de três doenças de defesa sanitária de bovinos no Brasil: brucelose, tuberculose e encefalopatias espongiformes transmissíveis, e credenciará médicos-veterinários para o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT).

O treinamento acontece na Área de Sanidade Animal da Embrapa Gado de Corte em Campo Grande (MS) de 21 a 25 de julho.

A coordenação técnica será feita pelos pesquisadores Cláudio Roberto Madruga, Cleber Oliveira Soares, Flábio Ribeiro de Araújo e Pedro Paulo Pires.A organização do evento é da Área de Negócios para Transferência de Tecnologia.

São 20 vagas oferecidas para médicos-veterinários e as inscrições podem ser feitas pelo telefone (67) 368-2010, no valor de 600 reais. O depósito deve ser realizado em nome de Fundapam, Banco do Brasil, agência 3381-2, c/c 6.999-X e enviar comprovante para o fax (67) 363-4124. O valor inclui almoço, transporte, material didático e laboratorial.

Informações podem ser obtidas na Fundapam pelo telefone (67) 368 2010.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.