CI

Embrapa Cerrados promove Dia de Campo de trigo

Na próxima quinta-feira (9), será realizado em Cristalina (GO) um Dia de Campo sobre Trigo no Brasil Central


Na próxima quinta-feira (9), será realizado em Cristalina (GO) um Dia de Campo sobre Trigo no Brasil Central. O evento começará às 8h e ocorrerá na Agropecuária Vereda dos Buritis. São esperados triticultores da região do Cerrado, técnicos de extensão rural de empresas públicas e privadas, agrônomos e técnicos agrícolas interessados no assunto. O encontro está sendo realizado pela Embrapa Cerrados e pela Cooperativa de Produtores Agrícolas do Distrito Federal (COOPA-DF), em parceria com a Embrapa Trigo e com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/DF).

A programação começa com as inscrições dos participantes. Às 8h30 está prevista a abertura e às 9h começam as estações técnicas. A primeira vai tratar das cultivares de trigo com ênfase na BR 18 para safrinha - variedade mais tolerante à brusone (doença causada por fungo) e à seca -, plantada logo após a colheita da soja precoce (fevereiro e março). Também serão repassadas informações sobre as cultivares de trigo irrigado que se destacam na região - BRS 264 e BRS 254, lançadas pela Embrapa Cerrados em 2006. Os responsáveis pelas palestras serão os pesquisadores Júlio César Albrecht, da Embrapa Cerrados, e Márcio Só e Silva, da Embrapa Trigo.

De acordo com o pesquisador da Embrapa Cerrados, os produtores que utilizaram as cultivares BRS 264 e BRS 254 e que já colheram o produto nesta safra alcançaram uma boa produtividade, em média 100 sacas por hectare. “Nesta safra, as condições climáticas favoreceram o bom desenvolvimento das plantas de trigo e a incidência de doenças e pragas foi muito baixa”, afirma. O potencial de produção dessas cultivares, segundo ele, pode chegar a 130 e 110 sacas por hectare, respectivamente. Elas são indicadas para a região do Cerrado do Brasil Central, que compreende os estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Bahia e o Distrito Federal – atualmente, 90% da área plantada com trigo irrigado nessa região utiliza essas variedades que possuem excelente qualidade industrial para panificação.

Nas demais estações do Dia de Campo, representantes da COOPA-DF e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) irão tratar da situação atual do mercado do trigo; técnicos da Emater/DF vão falar dos custos de produção e da colheita da cultura do trigo no Cerrado; e, ainda, será discutido o manejo fitossanitário do trigo, palestra que ficará sob responsabilidade da Syngenta, companhia mundial voltada ao agribusiness. A previsão é de que o evento seja encerrado às 13h com um almoço no CTG Sinuelo da Saudade, localizado no PAD/DF.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas na Embrapa Cerrados (61) 3388 9931 ou na COOPA-DF (61) 3339-6500.

Acesse o mapa do evento no www.cpac.embrapa.br

As informações são da assessoria de imprensa da Embrapa Cerrados.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.