CI

Embrapa cria alface transgênica que previne má formação fetal

Cultivar tem 15 vezes mais concentração de ácido fólico



A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia desenvolve uma variedade de alface transgênica capaz de prevenir a má-formação fetal causada pela carência de ácido fólico. Prevista para chegar ao mercado em cinco anos, a cultivar tem 15 vezes mais concentração do nutriente que a convencional. Isso significa que apenas duas folhas suprem 100% da necessidade diária de um adulto. 


“Os primeiros ensaios a campo foram concluídos. A alface transgênica, cultivada em condições comerciais, manteve os níveis de ácido fólico obtidos em laboratório. O desempenho agronômico foi idêntico ao de plantas convencionais. Agora trabalhamos nos testes com animais”, diz o pesquisador Francisco Aragão, responsável pelo projeto.

Segundo o Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB), a Embrapa “introduziu na alface um gene da Arabidopsis thaliana, planta modelo usada em cruzamentos genéticos. A função desse gene é elevar a produção natural de ácido fólico na hortaliça. Presente em vegetais verde-escuros, como brócolis e espinafre, a substância (uma forma de vitamina B) colabora com os processos de multiplicação celular, como o desenvolvimento fetal”. 


“Por essa razão, a suplementação com ácido fólico é recomendada dois meses antes da concepção até o fim da gestação. A prática pode prevenir 50% dos casos de má formação, que, no Brasil, acomete 1,6 bebês em cada mil nascidos vivos. A anencefalia, acúmulo de líquido amniótico no cérebro, um dos tipos mais graves, ocorre em 0,6 bebês por mil nascidos vivos”, completa o CIB. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.