CI

Embrapa desenvolve pulverizador eletrostático que reduz uso de defensivos

Contemplam diversas possibilidades de aplicações


 

A Embrapa Meio Ambiente (SP) desenvolveu três tipos de tecnologias que aprimoram a pulverização eletrostática. Entre as inovações estão o sistema universal de eletrificação de gotas, o sistema pneumático eletrostático transportado e o pulverizador costal eletrostático.

O objetivo, de acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, é elevar o nível de controle de pragas e doenças reduzindo o uso de produtos agroquímicos nas lavouras. As tecnologias contemplam diversas possibilidades de aplicações, de acordo com a necessidade e tamanho de cada cultura.
 
O pesquisador da Embrapa Aldemir Chaim, responsável pela orientação das pesquisas na área, destaca o baixo custo dos equipamentos, que trariam um incremento de até 40% na economia e eficiência da pulverizações. “Tratam-se de tecnologias capazes de modernizar e baratear os tratos culturais em nossas principais culturas”, diz Chaim. 

De acordo com os especialistas, o sistema universal de eletrificação de gotas permite transformar um pulverizador hidráulico comum em um eletrostático. Essa conversão é possível por meio da utilização de bicos desenvolvidos pela pesquisa que possuem determinadas características de vazão, ou seja, que possibilitam a emissão de gotas de dimensões mais adequadas ao sistema de pulverização eletrostática.

Segundo Chaim, “a característica principal deste novo sistema é que o bico de pulverização eletrostático é capaz de realizar o mesmo trabalho que o hidráulico já realiza, mas acrescenta a capacidade de gerar carga eletrostática, fazendo com que as gotas também se depositem nas partes inferiores das folhas”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.