CI

Embrapa discute cultivares com Produtores Familiares em Dia de Campo

O objetivo do evento é demonstrar o potencial de diferentes variedades de Feijão, Milho, Mandioca e espécies de adubos verdes, quando cultivadas em sistemas agroecológicos


A Embrapa realizará amanhã, 26 de janeiro, um Dia de Campo no Assentamento Cunha, na Cidade Ocidental, Goiás. O objetivo do evento é demonstrar o potencial de diferentes variedades de Feijão, Milho, Mandioca e espécies de adubos verdes, quando cultivadas em sistemas agroecológicos. No início da manhã (9h), acontece uma visita à área coletiva do Assentamento e, em seguida, serão proferidas palestras abordando o manejo das cultivares. O evento é organizado pelas Embrapas Arroz e Feijão e Cerrados, pelo Instituto Alvorada de Agroecologia de Sobradinho e pela Associação dos Pequenos Produtores do Estado de Goiás.

O pesquisador Agostinho Didonet, da Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás-GO), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, responsável pela abordagem do manejo do Feijão, ressalta a importância do evento para a demonstração das melhores cultivares adaptadas para a região. “Nós passamos dicas sobre o controle de pragas e doenças, adubação, conservação e critérios de seleção dos melhores grãos para sementes, e, em geral, nós aprendemos também muito com os produtores, já que as cultivares que eles apresentam produzem bem dentro do sistema deles, pelo fato de estarem mais adaptadas às condições da região”, diz Didonet. Segundo o pesquisador, as variedades utilizadas pelos produtores, às vezes, demonstram algum tipo de problema. A Embrapa, então, disponibiliza as suas cultivares, se houver interesse por elas.

Nesse Dia de Campo estarão presentes Agricultores Familiares, estudantes e técnicos da região. A Embrapa levará seis de suas cultivares (Radiante, Executivo, Estilo, Pitanga, Esplendor e Jalo). Além de Agostinho Didonet, serão palestrantes do evento: Cynthia Torres de Toledo Machado (Manejo de Plantas de Cobertura); e Altair Toledo Machado e Ornélio Guedes (Manejo da Diversidade Genética de Milho). Os três são pesquisadores da Embrapa Cerrados.

As informações são da assessoria de imprensa da Embrapa Arroz e Feijão.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.