CI

Embrapa disponibiliza livro interativo para público infantil

Embrapa disponibilizou, em outubro, uma novidade destinada ao público infantil


A Embrapa disponibilizou, em outubro, uma novidade destinada ao público infantil. Trata-se do primeiro livro interativo da Embrapa - Quem mexeu no córrego?, parte do site infanto-juvenil Contando Ciência na Web (CCWeb), atualizada com conteúdos novos e a arquitetura necessária para o Liferay, a solução de portal corporativo livre e de código aberto utilizada hoje pela Embrapa (disponível em: https://www.embrapa.br/contando-ciencia/quem-mexeu-no-corrego-pag1)

O texto da obra é da pesquisadora Kathia Sonoda, da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariuna, SP) e do analista da Embrapa Cerrados (Planaltina, DF), Renato Berlim, com desenhos de Ana Szerman, coordenadora do site. No livro, as crianças se deparam com um problema no córrego que costumam brincar e decidem como lidar com ele, cada escolha resulta em uma consequência, que levam a diferentes finais.

Este é o segundo livro de Kathia, que escreveu “Humberto e Camila descobrem a ecologia dos rios” em 2009, também publicado pela Embrapa, disponível no mesmo site.

“Os temas dos livros giram em torno da água e insetos aquáticos, que é o meu foco de trabalho na Embrapa. Por meio de histórias de ficção, as crianças aprendem alguns conceitos de ecologia e taxonomia dos insetos aquáticos, sua importância no ambiente, seu papel na cadeia alimentar, e outros como bacia hidrográfica", explica Kathia.

“O livro interativo surgiu por ideia da Ana que conheceu outro texto meu e do Renato e se interessou. Nós abraçamos a ideia e escrevemos o texto com auxílio do google drop. Foi muito interessante, pois as alterações ocorrem em tempo real. O Renato tem uma visão muito interessante sobre a participação do leitor no desenrolar do texto, foi dele a ideia de colocar opções de decisão.”

Contando Ciência na Web

O site Contando Ciência na Web tem o objetivo de oferecer conteúdo técnico-científico em linguagem adaptada às faixas etárias do ensino fundamental e médio, com recursos interativos e de acessibilidade para portadores de necessidades especiais.

A publicação interativa está na seção Biblioteca Multimídia do site. Nela, o público pode acessar todos os livros infanto-juvenis gratuitos publicados pela Embrapa, além de vídeos produzidos pela Embrapa e 24 edições do programa de rádio para crianças, o Prosinha Rural. Acesso aqui: https://www.embrapa.br/contando-ciencia

Na seção pesquise, os internautas podem acessar cerca de 200 artigos divididos em sete temas: Agricultura, Alimentação e saúde, Animais e criações, Árvores, Ecologia e meio ambiente, Solos e Tecnologias.

O site Contando Ciência na Web foi criado em 2011 pela então Embrapa Informação Tecnológica, com o objetivo de oferecer conteúdo técnico-científico em linguagem adaptada às faixas etárias do ensino fundamental e médio, com recursos interativos e de acessibilidade para portadores de necessidades especiais. Outras seções do CCWeb são: Ações educativas e Conheça a Embrapa. (com informações de Larissa Morais, Secretaria Geral -SGE)

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.