CI

Embrapa disponibiliza software livre do setor agropecuário


Colocar à disposição do setor agropecuário aplicativos baseados em software livre, incluindo sistemas de gestão, controle e de apoio à pesquisa científica. Esse é o objetivo da Rede de Software Livre para Agropecuária (AgroLivre), que acaba de ser lançado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A idéia é atender a demanda do setor agropecuário em áreas como pesquisa ou sistemas de apoio à tomada de decisão. "O objetivo da rede é oferecer o acesso a softwares de baixo custo e de alta qualidade técnica.

A comunidade poderá entrar no site da Rede AgroLivre, baixar o código-fonte dos softwares e utilizá-los à vontade", disse a chefe de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa Informática Agropecuária, Sônia Ternes, à Agência FAPESP.

Por se tratar de softwares livres, os usuários podem copiar, distribuir, modificar e aperfeiçoar os códigos-fontes dos programas de computador, sem que seja necessário solicitar qualquer autorização prévia aos autores.

O projeto tem a coordenação do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) e da Embrapa Informática Agropecuária. Segundo os idealizadores, a Rede AgroLivre contribui para a economia de recursos e acaba gerando o conhecimento necessário para dar suporte a projetos de inclusão social e digital.

Os softwares que já estão disponíveis para utilização são os aplicativos HiperEditor e HiperVisual, que permitem organizar e visualizar melhor informações, o Lactus, um sistema para gerência e controle de rebanho de gado leiteiro, e o Software Científico, que conta com módulos para tratamento de dados, análise de regressão e variância, tabelas de freqüência e gráficos multidimensionais.

"O Lactus, por exemplo, emite relatórios sobre o acompanhamento detalhado de vários indicadores sobre o gado, como vacinação, ganho de peso, inseminação, parto e aborto", disse Sônia. "Com essas informações disponíveis, o produtor poderá tomar decisões mais rapidamente." Mais informações: www.agrolivre.gov.br.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.