CI

Embrapa e Emirados Árabes fazem parceria

Objetivo é desenvolver em conjunto tecnologias para aproveitar águas ricas em sais


Foto: Arquivo

A Embrapa e o Centro Internacional para Agricultura Biossalina (ICBA), dos Emirados Árabes Unidos, firmaram uma parceria que vai permitir o desenvolvimento conjunto de tecnologias para o aproveitamento de águas ricas em sais. 

O objetivo é o intercâmbio de recursos genéticos, produção de forrageiras e o manejo de solo para mitigação de efeitos de salinidade. A Embrapa espera adaptar a tecnologia árabe voltada à melhoria da produtividade e sustentabilidade em áreas marginais e salinas à realidade do bioma Caatinga. Para isso, a liderança do projeto é da Embrapa Semiárido, que já desenvolve estudos na área de Agricultura Biossalina com a participação da Embrapa Meio Ambiente.

No Brasil o Programa Água Doce, do governo federal, instala dessalinizadores em comunidades rurais para fornecer água para consumo humano. 

O ICBA também tem interesse em espécies forrageiras usadas no Semiárido, como a palma, e quer entender melhor o sistema de produção desenvolvido pela Embrapa, para adaptá-lo para as condições dos Emirados Árabes.

Além da parceria firmada na área de agricultura biossalina, as negociações envolvem obtenção de financiamentos, venda de tecnologia e serviços, cooperação técnica e apoio a empresas brasileiras no exterior.

*Com informações da assessoria de imprensa
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.