CI

Embrapa e Famato promovem mais um dia de campo sobre iLPF em MT


A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) promovem, neste sábado, em Marcelândia (710 km ao Norte de Cuiabá), mais um dia de campo sobre integração lavoura-pecuária-floresta (iLPF). 


O evento será na fazenda Pégasus, uma das mais novas Unidades de Referência Tecnológica acompanhadas pela Embrapa no Estado.

O 1º Dia de Campo da iLPF de Marcelândia é destinado a técnicos, produtores, estudantes e demais profissionais ligados ao setor agropecuário. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas no local, a partir das 7h15.

Após a abertura haverá uma apresentação sobre a Análise da Safra 2012/2013 para as culturas de soja e milho, feita pelo analista do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) Daniel Latorraca. Na sequência, os participantes serão divididos em grupos e percorrerão as quatro estações de campo.

Na primeira delas o destaque será dado à cultura da soja. Os pesquisadores da Embrapa Edison Ulisses e Dulândula Wruck farão palestras sobre as principais recomendações de manejo fitotécnico para o cultivo da soja no Médio-norte e sobre o as características e controle das doenças relevantes da soja ocorridas na safra 2012-13 em Mato Grosso. O gerente da fazenda Pégasus, Silvio Gomes de Oliveira, ainda falará sobre a relevância técnica e econômica do cultivo da soja no município de Marcelândia.

A gestão será o tema da segunda estação, em que serão apresentados o panorama do agronegócio no município de Marcelândia e o gerenciamento do empreendimento rural. As palestras serão ministradas pelo engenheiro agrônomo Willian de Souza e pelo analista do Imea Otávio Júnior.

A terceira estação destacará o componente florestal dentro da iLPF. O engenheiro florestal da Embrapa Diego Antônio mostrará as características e objetivos do sistema implantado na fazenda Pégasus, enquanto o também engenheiro florestal Jaldes Langer falará sobre o mercado de madeira de reflorestamento na região Médio-norte de Mato Grosso.


O arroz será abordado na última estação, com palestra sobre reforma de pastagens pelo cultivo de arroz de terras altas, apresentação das cultivares de arroz da Embrapa recomendadas para a região e pré-lançamento da cultivar BRS Esmeralda, desenvolvida pela Embrapa Arroz e Feijão. As palestras serão feitas pelo empresário Agenor Pelissa, e pelos pesquisadores da Embrapa Flávio Wruck e Valter Peters.

O 1º Dia de Campo da iLPF de Marcelândia é o terceiro evento de transferência de tecnologia realizado pela parceria entre Embrapa e Famato em 2013. Ao longo do ano serão nove dias de campo, sendo sete deles sobre iLPF e dois sobre sistemas de produção de leite.

Os próximos dias de campo sobre iLPF já agendados serão em Juara (18/05), Nova Canaã do Norte (25/05), Querência (22/06) e Alta Floresta (24/08).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.