CI

Embrapa e UFRB promovem jornada agroecológica

A agricultura familiar de base agroecológica é o tema central da 1ª Jornada de Construção do Conhecimento Agroecológico do Recôncavo da Bahia, realizada nos dias 25 e 26


A agricultura familiar de base agroecológica é o tema central da 1ª Jornada de Construção do Conhecimento Agroecológico do Recôncavo da Bahia, realizada nos dias 25 e 26 de novembro pela Embrapa Mandioca e Fruticultura, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) em Cruz das Almas, Bahia.

Trabalhando a agricultura de forma sustentável, a agroecologia é uma ciência ainda em construção, mas já faz parte dos debates atuais sobre um novo modelo para o desenvolvimento rural. “Independente de estar plenamente aceita pela academia, a agroecologia goza de crescente reconhecimento, o que tem ajudado a gerar o debate público sobre os novos paradigmas a serem tratados e sobre os avanços necessários para a sua consolidação como ciência”, explica o analista Ildos Parizotto, da Embrapa Mandioca e Fruticultura.

Alinhamento

O modelo de agricultura tradicional tem se mostrado impróprio à agricultura familiar e, por isso, a pesquisa e o ensino em agroecologia devem se orientar para o desenvolvimento de sistemas que potencializem os fluxos e ciclos naturais, usando técnicas de baixo impacto ambiental, menos insumos e valorizando os saberes e recursos locais.

“Com a realização desse evento, espera-se promover o alinhamento das instituições públicas e privadas acerca do tema, resultando em ações de ensino, pesquisa e desenvolvimento, com enfoque especial para a agricultura de base familiar do Território de Identidade Recôncavo da Bahia, que considerada estratégica para o desenvolvimento sustentável”, afirma Parizotto.

A palestra de abertura, “Agroecologia e desafios para a sustentabilidade”, será ministrada pelo pesquisador Alberto Feiden, da Embrapa Pantanal (Corumbá – MS).

Ainda na quinta-feira, o pesquisador Zilton Cordeiro, da Embrapa Mandioca e Fruticultura, faz a moderação do debate “Construção do conhecimento agroecológico a partir do ensino, pesquisa e extensão” e a analista Jacqueline Araújo modera o debate “Desafios da transição agroecológica para o estado da Bahia”.

A programação do evento está disponível em http://www.cnpmf.embrapa.br/destaques/Folder_Jornada_agroecologia.pdf
 
As informações são da assessoria de imprensa da Embrapa Mandioca e Fruticultura.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.