CI

Embrapa Gado de Corte participa da Exposição Ciência para a Vida

A Embrapa abre oficialmente, nesta terça-feira, 23, a VI Exposição de Tecnologia Agropecuária – Ciência para a Vida. Nesta ocasião será feita aos vencedores a entrega do Prêmio Embrapa de Reportagem 2008


O evento Ciência Para a Vida acontece na sede da Embrapa, em Brasília, de 20 a 28 deste mês. Participam da exposição, Unidades da Embrapa e diversas instituições de pesquisa agropecuária. O Ciência para a Vida é realizado pela Embrapa a cada dois anos e tem por objetivo mostrar para a sociedade resultados da pesquisa agropecuária. A Embrapa Gado de Corte mostra os resultados do Programa Boas Práticas.

Em 1998 foi lançada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa, vinculada ao ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a primeira Exposição voltada para o conhecimento científico, a chamada Ciência para a Vida que acontece de dois em dois anos. O evento é realizado na sede da Embrapa, em Brasília, e reúne um grande número de expositores e visitantes. A cada ano são expostos novos resultados e pesquisas de forma dinâmica chamando atenção do público visitante. Segundo os organizadores do evento, o Ciência para a Vida não trata apenas da divulgação dos resultados da pesquisa agropecuária e do uso de tecnologias, mas também como os esforços fazem parte da rotina das pessoas.
A ciência é abordada por meio de diversas atrações como exposições, maquetes, shows, mostra interativa, gastronomia e artesanato. O evento também reserva oportunidade de reunir parceiros - como cooperativas, empresas públicas e privadas - que em cada uma de suas edições renovam e ampliam seus clientes e usuários.
Nesta edição, a Embrapa Gado de Corte levou uma maquete de uma fazenda de gado de corte que retrata o trabalho de um dos programas premiados, elogiado e muito bem aceito por produtores. Trata-se do Programa Boas Práticas Agropecuária – Bovinos de Corte, lançado em Mato Grosso do Sul no ano de 2005 em parceira Câmara Setorial Consultiva da Bovinocultura e Bubalinocultura de MS, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural ( SENAR-AR/MS), Secretaria de Estado da Produção e do Turismo (Seprotur), Federação de Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), e demais participantes da iniciativa privada.

O Programa que já está implantado em todas regiões do País, tem como objetivo principal garantir a produção de alimentos seguros e de qualidade que atendam aos interesses dos consumidores. Dessa forma o Programa é desenvolvido por técnicos que repassam aos produtores informações sobre a função social do imóvel rural, gestão social e ambiental, bons tratos com animais e ética na produção animal, formação e manejo de pastagens, manejo alimentar, instalações rurais, manejo pré-abate e gerenciamento da propriedade.

O BPA possui um coordenador nacional, pesquisador da Embrapa Gado de Corte, Ezequiel Rodrigues do Valle, que acredita estar no caminho certo. " A implantação do BPA em todas regiões do país tornará os sistemas de produção mais competitivos e facilitará o acesso a mercados mais exigentes". Ezequiel do Vale esclarece que o BPA não tem apelo comercial e que conta com um grupo de especialistas reconhecidos trabalhando a formação de multiplicadores das boas práticas na produção e na elaboração de publicações.

A integrante do BPA, analista da Embrapa Gado de Corte, Ana Cristina dos Santos, explica que o produtor obtém várias vantagens ao aderir o Programa, entre elas a de manter sob controle a sua produção, aumentar o desfrute do rebanho, reduzir perdas de matéria-prima e do produto final, resultando em sistemas de produção mais competitivos, ampliando as possibilidades de conquista de novos mercados para a carne e o couro de qualidade. " O trabalho do BPA propõe ao produtor uma nova forma de direcionar o seu negócio, com eficiência, rentabilidade e competitividade, ressalta Ana Cristina.

As propriedades que implantam e seguem as normas do Boas Práticas recebem um laudo de implantação do projeto emitido pela Embrapa e um certificado de processos de controle de qualidade emitido por organismos credenciados pelo Inmetro.

Os representantes da Embrapa Gado de Corte presentes na Exposição vão esclarecer o público sobre o conjunto de normas e de procedimentos do BPA que devem ser observados pelos produtores rurais para tornar os sistemas de produção mais rentáveis e competitivos, além de produzir um alimento de qualidade e seguro. As informações são da assessoria de imprensa da Embrapa Gado de Corte.

Para saber mais sobre o BPA e de como aderir o Programa, acessar o endereço: http://www.cnpgc.embrapa.br/produtoseservicos/bpa/index.php

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.