Embrapa garante semente de soja para 2004
CI
Agronegócio

Embrapa garante semente de soja para 2004

Por:

As sementes de soja para o plantio em 2004, no estado de Roraima, já estão garantidas. A Embrapa e a iniciativa privada esperam produzir, em 370 hectares, nada menos do que 720 toneladas de sementes, que vão garantir o plantio de cerca 12 mil hectares, o dobro da área plantada em 2003. As sementes serão utilizadas na semeadura que vai de abril a maio.

A informação é do pesquisador Vicente Gianluppi, supervisor técnica da produção. Segundo ele, se não surgir problemas climáticos ou doenças nas plantações, a safra de soja em Roraima, este ano, é de 30 mil a 36 mil toneladas, 200 por cento superior à do ano passado.

Estão sendo produzidas sementes de soja das cultivares Tracajá, Sambaíba, Nova Fronteira e Boa Vista. Toda a produção está concentrada nos municípios de Boa Vista e Bonfim. A Embrapa Roraima está produzindo sementes no campo experimental Monte Cristo, a 14 quilômetros do centro da capital.

Nos últimos 10 anos, segundo Vicente Gianluppi, a Embrapa Roraima vem intensificando as pesquisas com soja e já disponibilizou ao mercado oito cultivares adaptadas às áreas de cerrado. Ele lembra que a Unidade produziu, também, ao longo desses 10 anos, conhecimentos para que o produtor alcance uma produtividade média de 3 toneladas por hectare.

Entre os conhecimentos, destaca-se um sistema de produção que reúne o preparo do solo, plantio convencional e direto, adubação, inoculação, tratos culturais, dissecação de plantas e colheita, além de custos de produção. Este ano a Unidade manterá os projetos de introdução de linhagens e avaliação de cultivares de soja.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink