CI

Embrapa identifica ferrugem em 38 municípios brasileiros


O Sistema de Alerta da Embrapa identificou focos de ferrugem asiática em 38 municípios do país. De acordo com o mapa atualizado até segunda-feira (13-12), os novos focos identificados desde a última sexta-feira foram em Dourados (MS), Joviânia e Goiatuba, em Goiás. A lista completa dos municípios atingidos pode ser vista no mapa do Sistema de Alerta da Embrapa. Na seção
Ferrugem Asiática do Portal Agrolink também é possível obter maiores informações sobre a doença. Na Argentina, o Serviço de Agricultura, Pecuária, Pesca e Alimentação (Senasa) identificou focos da doença na região nordeste do país. Este é o primeiro aparecimento da doença confirmado pelo governo em 2004. A identificação da ferrugem surpreendeu os produtores, uma vez que eles ainda estão plantando as lavouras. Segundo a Senasa, a ferrugem asiática surgiu nas culturas de soja em dez províncias argentinas no ano passado. Entretanto, não provocou grandes danos porque apareceu já no final do período de desenvolvimento das plantações. Segundo o especialista em controle fitossanitário e diretor de uma estação de pesquisa da província de Tucuman, Daniel Ploper, a ferrugem pode ter ingressado em terras argentinas vinda do Paraguai ou do Brasil, onde a doença custou aos produtores brasileiros 4,7 milhões de toneladas de soja, que foram simplesmente perdidas para o fungo. Apesar da constatação da ferrugem na província de Corrientes, os prejuízos ainda não podem ser estimados.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.