CI

Embrapa inicia capacitação para africanos de diversos países

A Empresa ofereceu cerca de 150 diferentes cursos para segurança alimentar


A Plataforma África-Brasil de Inovação Tecnológica, lançada este ano pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, dentro do Diálogo Brasil-África, prioriza a transferência de conhecimento, a capacitação e a elaboração de projetos que se adequem às peculiaridades de cada país africano.

Com 3 milhões de dólares de organizações internacionais para o financiamento de projetos em parcerias, o programa tem o apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e já tem a adesão do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (IFAD), Banco Mundial (Bird), Departamento Internacional para o Desenvolvimento (DFID) e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), ligada ao MRE.

No âmbito das capacitações, a Embrapa, representada pela Embrapa Estudos e Capacitação (CECAT), localizada em Brasília-DF, propôs um programa de treinamento, aprovado pela ABC, coordenadora do Diálogo, delineado a partir das diretrizes estabelecidas pelo MRE. A Empresa ofereceu cerca de 150 diferentes cursos para segurança alimentar. O CECAT selecionou 19 por estarem ligados, diretamente, aos objetivos do Acordo. A ABC, seguindo as características do continente, sancionou quatro - forragicultura e sementes (outubro de 2010) e soja e agricultura familiar (março de 2011).

Esta primeira fase, realizada de 18 a 29 de outubro, conta com a participação da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande-MS) e Embrapa Transferência de Tecnologia (Brasília-DF). Cada curso é composto por dois módulos. O primeiro - Inserção dos Treinandos, com duração de 40 horas, informará aos participantes sobre o Brasil e sua agricultura e a trajetória da Embrapa, sua gestão de pesquisa e pessoas.

O segundo - Teoria e Prática, também com 40 horas, é composto por duas opções de capacitação: Forragicultura, Pastagens e Boas Práticas (Embrapa Gado de Corte) e Produção de Sementes (Embrapa Transferência de Tecnologia). A finalidade é instruir os técnicos em temas ou produtos estratégicos para a agricultura tropical e segurança alimentar.

Das 92 inscrições recebidas, 81 se qualificaram para concorrer. A seleção foi feita com base na qualificação do candidato, a partir de sua formação profissional e emprego atual. “Foram selecionados aqueles cuja ocupação atual permitiria o maior impacto do treinamento. A questão de gênero também foi observada. Além disso, buscou-se a maior diversidade de países, sem abrir mão, porém, da qualificação”, explica o chefe adjunto de capacitação do CECAT, Paulo Eduardo de Melo. Ao final, 25 profissionais, dois por país inscrito, da Tunísia a Angola passando pelo Sudão, com formação entre agronomia e economia serão capacitados.

Após essa fase, conforme Paulo Melo, os candidatos terão um espaço virtual aberto no sistema de gerenciamento de cursos da Embrapa para manter contato entre si e com os instrutores. A intenção, segundo ele, é criar vínculos de trabalho. “A Empresa e seus pesquisadores terão a oportunidade de estreitar laços com as instituições africanas e, com isso, ampliar a sua atuação internacional. Os africanos, por sua vez, ganham em cooperação e no implemento de melhorias em seus sistemas de produção”.

Forragicultura – de 25 a 29 de outubro, o grupo de especialistas se encontrará em Campo Grande-MS para o curso de formação, recuperação e manejo de pastagens, na Embrapa Gado de Corte. A equipe técnica, formada pelos pesquisadores da Unidade, preparou uma programação com aulas teóricas, estudos de caso e atividades em campo. Temas como planejamento da propriedade, formação e recuperação de pastagem, programa de melhoramento de forrageiras, manejo do pastejo e integração lavoura-pecuária-floresta serão abordados.
 
As informações são da assessoria de imprensa da Embrapa Gado de Corte.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.