CI

Embrapa integra oficina de Inovação para Agricultura Familiar em Goiás

A Oficina "Construção de Uma Agenda de Ações de Inovação na Agricultura Familiar", realizada nos dias 28 e 29/11 ocorreu no no Centrer


A Oficina "Construção de Uma Agenda de Ações de Inovação na Agricultura Familiar", realizada nos dias 28 e 29/11, reuniu 50 integrantes da Rede de Transferência de Tecnologia, Intercâmbio e Construção do Conhecimento na Agricultura Familiar em Goiás, constituída por: Embrapa, Emater, UFG, IFGoiano, Escola Família Agrícola (EFA), Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD/DFDA), Incra, S&A Consultoria, Instituto Desenvolver, Márcio Plantas, Zootec, Comissão Pastoral da Terra (CPT), Movimento Camponês Popular (MCP) e Cooperativa de Crédito Rural Solidário (Cresol). 

O evento aconteceu no Centro de Treinamento da Emater (Centrer). No primeiro dia, houve a fala dos membros de algumas das instituições ali representadas: Flávio Breseghello (Embrapa Arroz e Feijão), Sílvio Sousa (SEAD), Eduardo Viana (IFGoiano) e Antônio Pereira (EFA). Em seguida, ainda no dia 28, vieram as palestras, apresentadas pelos professores da UFG, Manoel Calaça, do Instituto de Estudos Socioambientais (IESA) e Wilson Mozena, da Escola de Agronomia (EA), ambos da UFG, que contribuíram para enxergar o horizonte da agricultura familiar e da agroecologia no Estado de Goiás

As apresentações de experiências foram realizadas por Isaias Rodrigues, da CPT; Marcos Vieira Júnior, da Zootec, empesa privada de Ater; Milton Dornelles, do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Agroecologia (Nepa) do IFGoiano; e Antelmo Teixeira, da Emater-GO. Nesse momento, foram socializadas com os demais as suas ações em extensão rural, as limitações encontradas e parcerias envolvidas.

As explanações dos palestrantes e as experiências compartilhadas no dia anterior nortearam as discussões do dia 29, quando foi apresentado o documento referência da Rede Transferência de Tecnologia, Intercâmbio e Construção do Conhecimento (TTIC) pelo analista de TT da Embrapa Arroz e Feijão, Glays Matos, que destacou as ações de gerenciamento do comitê, composto pelas instituições parceiras; de capacitação continuada, foco da oficina; e unidades de construção do conhecimento. Assim, foram formados três grupos, Norte, Oeste e Sudeste, abrangendo as regiões do Estado de Goiás representadas no evento. Cada grupo definiu o número potencial de multiplicadores (técnicos, estudantes, agricultores), os temas que consideram importantes para capacitação, as metodologias (cursos, Unidades de construção do Conhecimento, Oficinas, Intercâmbios) e o número de multiplicadores a serem trabalhados por tema.

Após o trabalho dos grupos, as ações voltaram-se para a plenária, definindo-se uma comissão para sistematizar e apresentar os encaminhamentos futuros, composta pelos membros do Setor de Transferência de Tecnologia para a Agricultura Familiar (STAF) da Embrapa Arroz e Feijão, Glays Matos, Luciene Camarano e Márcia Gonzaga; Mariel Fernanda Camargo, da Zootec; Lucas Marchado, Eduardo Viana e Milton Dornelles.

Para Glays Matos, que coordenou os trabalhos da oficina, o encontro foi importante por ampliar o envolvimento de pessoas no processo de planejamento das ações de TTIC, fortalecendo as parcerias já existentes e visualizando novas possibilidades de ampliação. "Os parceiros puderam se conhecer, compreender melhor nossa atuação, voltada ao desenvolvimento rural sustentável com agricultura familiar e focada na segurança e soberania alimentar. Para nós, é importante por trazer a clareza maior das demandas existentes e possibilidades de atendê-las. O que fica, é um processo em construção, que não se iniciou agora e não vai se concluir tão cedo", disse o analista da Embrapa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.