Embrapa lança cultivar de arroz BRS A706 CL
CI
Imagem: Eliza Maliszewski
AGRICULTURA

Embrapa lança cultivar de arroz BRS A706 CL

O lançamento da cultivar ocorreu nesta terça-feira (15/03) em uma transmissão pelo YouTube
Por:

A Embrapa lançou nesta terça-feira (15/03), em transmissão pelo canal corporativo do YouTube, a cultivar de arroz para sistemas irrigados BRS A706 CL. Essa tecnologia foi originada pelo Programa de Melhoramento de Arroz da Embrapa e parceiros e tem como uma de suas mais destacadas características agronômicas aliar o ciclo médio de planta ao Sistema de Produção Clearfield®, de manejo para o controle de plantas daninhas e que foi desenvolvido pela BASF.

Na abertura do evento, o chefe-geral da Embrapa Arroz e Feijão, Elcio Guimarães, destacou a abrangência do esforço de lançamento de novas cultivares. “Há 47 anos o Programa de Melhoramento de Arroz da Embrapa, que nós chamamos de MelhorArroz, vem trabalhando no desenvolvimento de cultivares para diferentes sistemas de produção brasileiro. O sistema de produção de arroz irrigado é um deles e possui âmbito nacional, portanto, engloba tanto regiões tropicais quanto subtropicais; e a Embrapa é a única empresa que atua fortemente na região tropical do Pais e que também produz cultivares com genética de ampla adaptação a todo território nacional".

Segundo Guimarães, a BRS A706 CL é uma nova cultivar de arroz irrigado, fruto de um longo trabalho de toda a equipe da Embrapa e de um grande número de parceiros envolvidos nesse processo, tanto externos quanto internos,  em especial, os sementeiros Brazeiro Sementes, Uniggel Sementes e Sementes Simão que apoiaram financeiramente a pesquisa. Ele destaca a BASF, que contribui com a criação desse novo material com a tecnologia Clearfield® que foi embarcada na genética da nova cultivar de arroz. 

Para José Mauro Guma, gerente de sementes de arroz e trigo da BASF, as parcerias são importantes formas de reunir forças em benefício da agricultura. “A parceria entre a Embrapa e a BASF presisste há mais de trinta anos e as duas instituições já trabalharam em outras cultivares que já trouxeram benefícios para a lavoura de arroz do Brasil. Com a BRS A706 CL, esse lançamento implica em falar um pouco da tecnologia Clearfield que é fruto de um investimento de mais de 900 milhões de euros em pesquisa que a BASF realiza todos os anos. É uma tecnologia com quase 20 anos de mercado desde o seu lançamento e que ocupa um espaço muito grande na lavoura de arroz”, ponderou José Mauro.

José Colombari, pesquisador e coordenador do programa de melhoramento genético de arroz da Embrapa, posicionou o lançamento feito nesta terça-feira. “Nós temos colocado que a BRS A706 CL é a cultivar de arroz irrigado que, pela primeira vez no País, possui ciclo médio para o Sistema de Produção Clearfield® e que é indicada tanto para semeadura direta, quanto para pré-germinado em todo o território brasileiro. E com isso, nós temos a certeza que ela vai trazer uma maior seguridade de renda ao produtor pelo seu elevado potencial produtivo e estabilidade de rendimento de grãos inteiros e, à indústria, pelo suprimento de matéria prima para linhas de produto premium”. 

Para mais informações: “Soluções Tecnológicas” e “Publicações”.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.