CI

Embrapa lança cultivar de trigo para Paraná

A BRS Albatroz apresenta boa força de glúten


As sementes de trigo da Embrapa são líderes de comercialização no Paraná com 43% de participação no mercado. Em 2011, a Embrapa Soja (Londrina – PR) e a Embrapa Trigo (Passo Fundo – RS) almejam alçar um novo vôo com o lançamento da cultivar de trigo BRS Albatroz. Albatroz é uma ave que se destaca por sua exuberância.


A BRS Albatroz apresenta boa força de glúten, característica que garante qualidade industrial para panificação. Também possui ampla adaptação, possibilitando seu cultivo em várias regiões do Paraná. A BRS Albatroz foi avaliada em três regiões do Paraná em 2008 e 2009, sempre apresentando boas médias de produtividade. Em ensaios, a nova cultivar apresentou 5.136 kg/ha, no sul do Paraná, o que representa 99% da média das três melhores cultivares padrão. Em partes do sudoeste e do oeste do Estado, a produtividade média foi de 4463 kg/ha, o equivalente a 106% da média. No norte e em parte do oeste, o rendimento médio foi de 3841 kg/ha, o que representa 102% da média das três melhores cultivares padrão.

Outro ponto forte da cultivar BRS Albatroz é a resistência ao acamamento, a boa sanidade e densidade de espigas. “Esta nova cultivar chega para complementar as opções disponíveis no mercado, facilitando a diversificação de cultivares”, avalia o pesquisador Manoel Bassoi, da Embrapa Soja.


As informações são da assessoria de imprensa da Embrapa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.