CI

Embrapa lança livro sobre coleta de espécies vegetais

Publicação tem como objetivo suprir a lacuna de literatura técnica sobre essa área de pesquisa no Brasil


A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia lança nesta sexta-feira (10-11), às 17h, com o apoio da empresa Monsanto, o livro “Fundamentos para a coleta de germoplasma vegetal”. A publicação tem como objetivo suprir a lacuna de literatura técnica no Brasil sobre a importância e os procedimentos necessários à coleta de espécies vegetais.

A coleta de espécies vegetais é uma prioridade para a Embrapa desde a criação da unidade de Recursos Genéticos e Biotecnologia, em 1974. O Brasil é um país com enorme diversidade biológica e a rápida modificação de sua paisagem natural trouxe grandes desafios aos cientistas, especialmente no sentido de assegurar que os recursos existentes estejam disponíveis para as gerações futuras. Por isso, desde a sua criação, começaram a ser desenvolvidas expedições de coleta em todas as regiões brasileiras, visando garantir a maior variabilidade genética das espécies de importância para a alimentação, medicinais, ornamentais, entre outras.

Depois de coletadas, as amostras são conservadas in situ, em seus locais de origem; ou em ex situ, nas quais as sementes podem ser armazenadas em câmaras frias a 20º C abaixo de zero, onde podem permanecer por até 100 anos, ou através do cultivo de mudas in vitro (tubos de ensaio), para aquelas espécies cujas sementes não suportam baixas temperatura e umidade.

Mas, apesar da enorme importância das pesquisas de coleta para a conservação dos recursos, a literatura sobre esse assunto ainda é bastante escassa, como explica um dos editores técnicos do livro, o pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Bruno Walter. Segundo ele, “uma pesquisa simples em sites de busca na internet com expressões como coleta de germoplasma de plantas, por exemplo, revela milhares de registros sobre esse tema, mas as informações são dispersas e estão muito aquém das referências apresentadas no livro”, ressalta.

A obra tem como editores técnicos Bruno e a pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Taciana Cavalcanti, e reúne artigos de 42 cientistas de várias unidades de pesquisa da Embrapa e de outras instituições de pesquisa nacionais e internacionais. Está organizada em 25 capítulos, que abordam aspectos teóricos e aspectos práticos. Há também capítulos voltados para o resgate de plantas em empreendimentos hidrelétricos e outros que tratam de técnicas especiais de transplantio de plantas arbóreas e escaladas em árvores.

O livro surgiu da necessidade de literatura especializada nesse tema em português e é resultado de uma profunda revisão que vem sendo feita desde a década de 90, sobre noções básicas acerca da coleta de espécies vegetais, incluindo termos, conceitos, referências e informações. As infornações são da assessoria de imprensa da Embrapa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.