CI

Embrapa lança livro sobre Fungos Quarentenários para o Brasil

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia lançou o livro Fungos Quarentenários para o Brasil


A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia de Brasília (DF) lançou recentemente o livro Fungos Quarentenários para o Brasil, obra de 326 páginas cuja editora principal é a pesquisadora Marta Aguiar Sabo Mendes. Este livro apresenta alguns dos fungos que não existem no Brasil, mas que têm grande importância econômica em outras partes do mundo e que se entrarem em nosso país poderão causar grandes danos econômicos, sociais e ambientais.

A maioria dos produtos que faz parte da alimentação dos brasileiros é de origem externa ao país. Para efetuar o melhoramento genéticos desses produtos de modo a adaptá-los às diversas regiões do país e torná-los mais produtivos e resistentes a insetos e a doenças, a pesquisa agropecuária necessita de constante introdução de materiais genéticos provenientes do exterior. Esse processo de intercâmbio de germoplasma tem proporcionado muitos resultados positivos à sociedade brasileira, mas também encerra o risco de trazer para o país pragas (camadas “quarentenárias”) que aqui não existem.

Para diminuir o risco da introdução de pragas exóticas, a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia realiza, desde 1976 por delegação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a quarentena de pós-entrada de todos os materiais genéticos vegetais que são introduzidos no país para a pesquisa agropecuária e florestal, como forma de aumentar a segurança biológica dos agroecossistemas brasileiros e a segurança alimentar da sociedade brasileira.

No livro ora lançado estão relacionados e descritos os 34 fungos quarentenários para o Brasil, constantes da lista oficial elaborada pelo Comitê de Sanidade Vegetal do Cone Sul (Cosave) e ratificada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Para cada fungo são apresentados os indicadores da posição taxonômica: nome científico (classe, ordem, família, sinonímia), nome vulgar, sintomas das micoses causados nas plantas, plantas hospedeiras relatadas na literatura mundial, distribuição geográfica conhecida, bioecologia, expressão econômica e, em alguns casos, os métodos para controle ou erradicação.

Outros livros já lançados pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia sobre micologia agrícola e que têm a Dra. Marta Mendes como editora principal são “Fungos em Plantas no Brasil” e “Fungos de Expressão Quarentenária em Fruteiras de Clima Temperado no Brasil”.

Os livros mencionados podem ser pedidos no endereço eletrônico [email protected] e serão encaminhados pelo correio.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.