CI

Embrapa lança livro sobre Produção de Mudas de Hortaliças

O catálogo de publicações produzidas pela Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) ganhou mais um título.


O catálogo de publicações produzidas pela Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) ganhou mais um título. A novidade é o livro "Produção de Mudas de Hortaliças" que será lançado no I Seminário Nacional de Folhosas, promovido pela ABCSEM – Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas, nesta quarta-feira, 10 de agosto de 2016, em Campinas, São Paulo.

Ao apresentar a nova publicação, o pesquisador e chefe-geral da Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) Jairo Vieira chama a atenção para o que classifica como "o primeiro passo para ter sucesso no processo produtivo de hortaliças": o plantio de mudas de alta qualidade genética, fisiológica e sanitária ao se estabelecer uma lavoura ou campo de produção.

Segundo ele, um aspecto que deve ser levado em consideração trata da questão do acesso à produção de mudas saudáveis - não bastam apenas boas estruturas físicas, mas principalmente o cumprimento das etapas de um processo que começa pela qualidade de sementes e do manejo adequado de pragas, doenças, nutrição e irrigação, entre outros. "A expectativa é que o livro venha a contribuir para o avanço do conhecimento no setor, de modo a tornar a produção mais eficiente, econômica e sustentável", resume Vieira.

De acordo com o prefácio assinado pelos pesquisadores e editores técnicos Warley Nascimento e Ricardo Pereira, um dos principais méritos da coletânea foi o de "reunir em uma única obra os conhecimentos gerados pela pesquisa e toda experiência acumulada por pesquisadores nacionais e internacionais sobre o tema nos últimos anos".

"Produção de Mudas de Hortaliças" é dividido em duas partes, a primeira com sete capítulos exibe conteúdos sobre o mercado de produção de mudas de hortaliças, as estruturas adotadas por viveiristas profissionais, a qualidade das sementes e estabelecimento das plantas e sobre o manejo adequado de irrigação, nutrição, pragas e doenças durante as diferentes fases de formação das mudas.
Composta de três capítulos, a segunda parte traz informações sobre o estabelecimento das mudas em campos de produção, os principais métodos de enxertia utilizados em hortaliças e sobre a produção de hortaliças baby leaf (minifolhosas). Os dez capítulos contaram com a participação de pesquisadores e profissionais de instituições nacionais e internacionais, convidados a contribuir durante a realização do VI Simpósio Internacional de Sementes, Mudas e Estabelecimento de Hortaliças, em 2012, o primeiro sediado no Brasil.

"O simpósio inspirou a ideia de produzir um livro sobre a produção de mudas e aproveitei a presença de profissionais renomados no assunto para fazer o convite, muito bem-aceito, por sinal", anota Nascimento.

Serviço

O livro "Produção de Mudas de Hortaliças" estará disponível para venda a partir do dia 15 de agosto de 2016 na Livraria da Embrapa, com endereço eletrônico em www.embrapa.br/livraria.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.