CI

Embrapa lança manual de Coleta de amostras agrícolas

A obra é destinada a todos aqueles que trabalham com o meio ambiente e tem o propósito de subsidiar as amostragens de campo


A Embrapa Meio Ambiente lançou o “Manual de Procedimentos de Coleta de Amostras em Áreas Agrícolas para Análise da Qualidade Ambiental: Solo, Água e Sedimentos”, dos editores técnicos Heloisa Ferreira Filizola, Marco Antonio Ferreira Gomes e Manoel Dornelas de Souza, pesquisadores da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento .

Heloisa explica que os editores decidiram elaborar este manual em virtude do grande número de pedidos enviados a Embrapa advindos das mais diversas origens, de pesquisadores, estudantes e órgãos públicos. Ela cita, como exemplo, a pergunta: “qual a melhor maneira de coletar solo para a avaliação de um determinado composto” e outras dúvidas semelhantes.

Análises diferenciadas

Alem disto, acredita a pesquisadora, a própria intensificação dos estudos ambientais trouxe, em seu bojo, a necessidade de uma constante melhoria nos procedimentos e métodos de amostragem de solo, de água e de sedimento, já que a cada dia são descobertas novas interações existentes entre os diversos componentes ambientais.

As amostras provenientes dos diversos compartimentos da paisagem, para fins de avaliação de qualidade ambiental, requerem análises diferenciadas, fato que implica em procedimentos de coletas também diferenciados.

Segundo Heloisa, para cada situação, há técnicas específicas, que incluem desde a distribuição espacial dos locais de amostragem, até os procedimentos de acondicionamento e de transporte das amostras.

Esse manual é destinado a todos aqueles que trabalham com o meio ambiente e tem o propósito de subsidiar as amostragens de campo, seja da matriz do solo, água ou sedimentos, com a finalidade de enfatizar os cuidados e critérios de coletas a serem adotados, para que as amostras sejam as mais representativas possíveis dos seus locais de origem.

Cada exemplar custa R$ 20,00, e pode ser adquirido pelo site www.cnpma.embrapa.br/public.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.