CI

Embrapa lança tecnologias na Expointer 2010

Um dos lançamentos será o processo de etanol lignocelulósico (etanol de 2ª geração), que utiliza principalmente resíduos agroindustriais como matéria-prima


A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), lança nesta quinta-feira, dia 2 de setembro, seis tecnologias. O evento será realizado na Casa da Tecnologia, na Expointer, em Esteio/RS, às 17h30, e terá também assinatura de convênios e contratos.

Um dos lançamentos será o processo de etanol lignocelulósico (etanol de 2ª geração), que utiliza principalmente resíduos agroindustriais como matéria-prima, a exemplo de bagaço de cana-de-açúcar, capim e resíduos florestais como lascas de eucalipto, taxi branco, entre outros que são encontrados em abundância na natureza. O processo busca viabilizar o aumento da produção desse biocombustível sem degradar o meio ambiente. A tecnologia é da Embrapa Agroenergia (Brasília/DF).

Outra tecnologia que será apresentada ao público é o calcário de xisto, recomendado como corretivo de acidez do solo e como fertilizante fornecedor de macronutrientes secundários, ambos representando insumos alternativos para uso na agricultura. A recomendação ocorreu em maio de 2010 pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), depois de cinco anos de trabalho de pesquisa realizado pela Embrapa Clima Temperado (Pelotas/RS).

A Embrapa vai lançar ainda um sistema completamente portátil para pesagem de bovinos que pode ser transportado em veículos de pequeno porte e montado em instalações de manejo simples, típicas de pequenas propriedades. O produto foi desenvolvido pela Embrapa Pecuária Sul (Bagé/RS) em conjunto com a Metalúrgica Brião, de Cachoeira do Sul (RS), que será a fabricante e distribuidora.

A Embrapa Pecuária Sul apresenta também a cartilha “Campo Limpo - Controle de plantas indesejáveis em pastagens”, que orienta para o uso mais eficiente da máquina Campo Limpo, tecnologia desenvolvida para o controle de plantas indesejáveis – que não contribuem para a boa alimentação dos animais – sem afetar a pastagem. A cartilha apresenta informações e dicas sobre a concentração e a quantidade da calda do herbicida, o preparo da vegetação antes da aplicação, além de instruções de operação, regulagem, manutenção e limpeza da Campo Limpo.

Auxiliar os agricultores na escolha das melhores cultivares de macieira para o plantio, disponibilizar informações sobre o desenvolvimento, produção, qualidade, composição mineral e propriedades nutracêuticas das principais cultivares de macieiras e clones encontradas no Rio Grande do Sul são os principais objetivos da publicação "Cultura da macieira no Rio Grande do Sul: análise situacional e descrição varietal", um dos lançamentos da Embrapa na Expointer. A publicação é da Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves/RS).

A Embrapa Trigo (Passo Fundo/RS) em parceria com a Embrapa Transferência de Tecnologia – Escritório de Negócios de Passo Fundo e a Fundação Pró-Sementes de Apoio à Pesquisa apresentam a cultivar de trigo BRS 327. Indicada para cultivo nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e centro-sul de São Paulo, a BRS 327 pode ser diferenciada das que estão hoje no mercado pela associação entre suas características de qualidade e produtividade ou seja, é uma cultivar que foi desenvolvida para atender aos anseios dos agricultores e da indústria.

Assinatura de atos

A Embrapa Pecuária Sul assina dois convênios. Um deles, com a Conexão Delta G e com a Gensys, que viabilizará a pesquisa de seleção de animais resistentes à ação do carrapato (transmissor da tristeza parasitária bovina) por meio de marcadores moleculares. Outro convênio será firmado com Associação Brasileira de Angus, com o objetivo de promover pesquisa em avaliação do desempenho reprodutivo de crescimento e de produção da carne bovina da raça nos campos sul-brasileiros.

Já a Embrapa Suínos e Aves (Concórdia/SC) assinará um acordo com a Gramado Avícola, que a partir de agora colocará à disposição de produtores de todo o Brasil as aves desenvolvidas nos últimos anos pela Embrapa por meio do seu programa de melhoramento genético. Entre os produtos que a parceria oferecerá ao mercado, estão as poedeiras colonial 051 e comercial 031.

A Embrapa Clima Temperado vai celebrar um termo de cooperação com a Fundação de Apoio à Pesquisa Edmundo Gastal (Fapeg) e a Petrobras para a pesquisa e desenvolvimento do potencial do uso do xisto e seus subprodutos na agricultura.

No evento, também será assinado um protocolo de intenções entre a Embrapa, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Associação Sul-Brasileira para o Fomento à Pesquisa de Forrageiras (Sulpasto). O objetivo é a obtenção e disponibilização de cultivares das espécies aveia preta, aveia branca, azevém, trevo vermelho, trevo vesiculoso, trevo branco, cornichão, ervilhaca, alfafa, milheto e capim Sudão para os produtores do Sul do Brasil.


Serviço:
O que: Lançamentos das Tecnologias Embrapa
Local: Casa da Tecnologia, ao lado da RBS, no Parque Assis Brasil
Data: 02/09/2010
Horário: 17h30


As informações são da assessoria de imprensa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).




Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.