CI

Embrapa lança três novas cultivares de batata-doce

Variedades apresentam produtividade até quatro vezes superior à média brasileira


Variedades apresentam produtividade até quatro vezes superior à média brasileira e atendem diferentes demandas dos consumidores

A Embrapa está lançando três novas cultivares de batata-doce que apresentam uma produtividade superior a 32 toneladas por hectare – quatro vezes maior do que à média brasileira de oito toneladas – e atendem demandas específicas dos consumidores, como coloração e maior ou menor grau de suculência.

O trio de novas cultivares tem a intenção de atender necessidades da ponta final do processo, os consumidores. Itens como sabor, cor e suculência estão presentes. A BRS Amélia, de coloração rosa clara e rica em pró-vitamina A, conta com um alto teor de suculência, tendo um grande destaque na questão culinária. “A BRS Amélia salienta-se pela grande aceitação do consumidor devido ao sabor e à cor da polpa, um alaranjado intenso. Quando cozida, a textura é úmida e melada, macia e extremamente doce”, comenta o pesquisador Luís Antônio Suíta de Castro, responsável pela seleção das variedades.

A cultivar também está relacionada com a questão da boa saúde. A pró-vitamina é um componente nutricional essencial para a população, principalmente a infantil. Na questão da produtividade, ensaios da Embrapa e testes com agricultores chegaram a 32 toneladas por hectare.

A BRS Rubissol, com casca avermelhada, destaca-se pela uniformidade das batatas-doce. Possui excelentes características para consumo de mesa, mas também pode ser utilizada no processamento industrial. A produtividade é outro atrativo. A média é de 40 toneladas por hectares.

Já a BRS Cuia tem coloração creme e pode chegar a até 60 toneladas por hectare. Ganha destaque na questão culinária devido ao tamanho relativamente grande das batatas. Também apresenta boa adequação ao processo industrial.

Seleção

Os produtos foram desenvolvidos pela Unidade de Clima Temperado (Pelotas/RS) da Embrapa através de um longo processo de seleção genética por competição.

O primeiro passo foi reunir 70 acessos genéticos de batata-doce existentes no Rio Grande do Sul. Durante dez anos, foi feita a seleção desse material para identificar as de maior potencial. As cultivares selecionadas ainda passaram por um processo de eliminação de doenças, gerando plantas de batata-doce livres de qualquer vírus e com maior produção.

“A grande produtividade vem justamente do fato de ter havido uma seleção de material genético de maior qualidade e de ter ocorrido a eliminação de doenças”, explica Suíta.
 
PRODUTIVIDADE MÉDIA
Brasil 8 t/ha
Rio Grande do Sul 11 t/ha
BRS Amelia 32 t/ha
BRS Rubissol 40-60 t/ha
BRS Cuia 40-60 t/ha

As informações são da assessoria de imprensa da Embrapa Clima Temperado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.