CI

Embrapa leva variedades para Abertura da Colheita de Arroz

A Vitrine Tecnológica terá unidades demonstrativas de quatro variedades de arroz irrigado


Por ocasião da 17a Abertura Oficial da Colheita do Arroz, que acontecerá de 02 a 04 de março em São Gabriel (RS), a Embrapa Clima Temperado apresentará Unidades Demonstrativas das cultivares de arroz irrigado BRS Atalanta, BRS Querência, BRS 7 “Taim" e BRS Pelota, com destaque para as duas primeiras, lançadas em 2002 e 2005, respectivamente.

Segundo o pesquisador José Alberto Petrini, esta demonstração tecnológica pretende salientar ao produtor de arroz o trabalho desenvolvido pela Embrapa no melhoramento genético e sobre a importância da regionalização de cultivares de arroz irrigado para o RS. Na vitrine tecnológica será destacado, ainda, o manejo racional da cultura do arroz (Projeto Marca).

Atalanta - A cultivar BRS Atalanta apresenta ciclo superprecoce, ao redor de 100 dias da emergência até a completa maturação. Entre outras vantagens, também pode ser utilizada para o uso racional de água de irrigação (redução de até 30 dias no tempo de uso da água). É a melhor dentre as cultivares quanto ao ataque da bicheira-da-raiz, pois mostra ótimo grau de resistência a esta praga, a variedade permite ainda maior flexibilidade quanto à época de semeadura.

Querência - A cultivar BRS Querência também tem ciclo precoce, ao redor de 110 dias da emergência até a completa maturação. Apresenta alto vigor das plantas, colmos fortes, sistema radicular bem desenvolvido, panículas longas e elevado número de grãos/panícula, garantindo alta qualidade industrial e culinária.

Taim - A cultivar BRS 7 "Taim", apresenta ciclo médio, 125 a 130 dias da emergência até a completa maturação, excelente adaptação às condições ambientais da Depressão Central e Fronteira Oeste. Destaca-se pelo alto potencial produtivo e de reação às doenças do arroz irrigado.

Pelota - A cultivar BRS Pelota apresenta ciclo de 125 a 130 dias da emergência a completa maturação. Tem se destacado nas regiões da Campanha e Litoral Sul gaúcho pela alta produtividade sob manejo indicado no Projeto Marca. As informações são da assessoria de imprensa da Embrapa Clima Temperado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.