CI

Embrapa Milho e Sorgo apresenta tecnologias na IV Exposição de Tecnologia Agropecuária


A Embrapa Milho e Sorgo de Sete Lagoas, em Minas Gerais, participa da IV Exposição de Tecnologia Agropecuária. O evento acontece de 18 a 23 de maio em Brasília e apresenta tecnologias ligadas ao setor agropecuário que estão ou podem estar presentes em nosso dia-a-dia.

Serão apresentadas diferentes tecnologias trabalhadas na Embrapa Milho e Sorgo. O resgate de cultivares de milho indígena, que já beneficiou o povo Xavante do Mato Grosso, é um dos temas abordados. No ano passado, foram levadas sementes do Nodzob (que significa milho na língua Xavante) a aldeias do município de Barra do Garças-MT e de outros da região. Esse milho havia sido perdido pelos índios e o trabalho conjunto entre a Embrapa e a Funai (Fundação Nacional do Índio) permitiu que eles tivessem novamente o Nodzob.

O trabalho da Embrapa Milho e Sorgo com a palha de milho para artesanato rural é outro tema presente no Ciência para a Vida. A Embrapa vem realizando pesquisas, com o apoio da Emater-MG e de outras instituições, que devem levar a cultivares de milho com palha com características específicas de cor e tipo próprias para o artesanato de comunidades rurais mineiras.

Estarão disponíveis também informações sobre o uso da vespinha Trichogramma no controle biológico da lagarta-do-cartucho, principal praga que ataca as lavouras de milho no Brasil. Essa tecnologia está disponível no mercado através de biofábricas já instaladas.

As barraginhas, trabalho que deu à Embrapa Milho e Sorgo em 2003 o Prêmio Super Ecologia, da revista Superinteressante, e o óleo concentrado de eucalipto, trabalho que venceu a etapa regional Sudeste do Prêmio Finep de Inovação Tecnológica no ano passado, também serão destaque no estande. Está programada também a exposição de um pequeno monjolo.

A Embrapa Milho e Sorgo participa, na mesma semana em que acontece a IV Exposição de Tecnologia Agropecuária / Ciência para a Vida, da Agrorgânica, em Sete Lagoas-MG, e da Agrobalsas, que acontece no Maranhão.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.