CI

Embrapa oferece minicursos no tema Avaliação do Ciclo de Vida

O VII GCV 2020/21 está oferecendo aos participantes alguns minicursos dentro do tema


Foto: Pixabay

O VII GCV 2020/21 (Congresso Brasileiro sobre Gestão do Ciclo de Vida), a ser realizado virtualmente de 28 de setembro a 1º de outubro de 2021, está oferecendo aos participantes alguns minicursos dentro do tema. É necessária a inscrição no Congresso.

Saiba mais aqui:  https://www.ufrgs.br/gcv2020/

Inscrições aqui: https://www.ufrgs.br/gcv2020/inscricoes/

A equipe de ACV da Embrapa Meio Ambiente é organizadora e docente em dois minicursos a serem realizados em 28 de setembro de 2021, a saber:

Introdução à ICVCalc Embrapa: conceitos básicos + Mudança de uso da terra em ACV de produtos agropecuários

Horário: 8h às 12h30

Ministrantes: Marília Ieda Da Silveira Folegatti Matsuura, Anna Leticia Montenegro Turtelli Pighinelli, Ricardo Antonio Almeida Pazianotto, Renan Milagres Lage Novaes, Vinícius Gonçalves Maciel, Danilo Trovo Garofalo, todos da Embrapa Meio Ambiente

Descrição: Curso com foco na elaboração de inventários de ciclo de vida (ICV) de produtos agropecuários, tendo como base as ferramentas da Embrapa ICVCalc e BRLUC, esta última voltada para estimativas de mudança de uso da terra. O curso é voltado para profissionais e estudantes interessados em realizar estudos e análises dessa natureza. Serão apresentados conceitos e especificidades dos temas alinhados com os principais protocolos internacionais, assim como as funcionalidades das ferramentas de uso gratuito. Espera-se que o conteúdo do curso forneça subsídios para estudos de ACV e ICV mais ágeis e acurados.

Modelo PEST-LCI para condições brasileiras + SICV Brasil: como utilizar o banco Brasileiro para melhorar seus inventários

Parte 1 – horário: 14h às 16h

Ministrantes: Marcelo Augusto Boechat Morandi (Embrapa Meio Ambiente), Marília Ieda da Silveira Folegatti Matsuura (Embrapa Meio Ambiente), Robson Rolland Monticelli Barizon (Embrapa Meio Ambiente), Michelle Tereza Scachetti (Fundação Espaço Eco), Vitória Ferreira de Lanes (Fundação Espaço Eco)

Descrição: O modelo PEST-LCI calcula a partição de pesticidas para os diferentes compartimentos ambientais a partir de características químicas das moléculas e condições edafoclimáticas dos locais de aplicação, suprindo a atual lacuna observada na elaboração de ICVs de produtos agrícolas (adoção de 100% de emissões para o compartimento solo ou outras premissas mais simplificadas). Visando explorar o diferencial do modelo, permitindo a estimação das emissões de maneira mais assertiva, o curso é voltado para profissionais e estudantes que estejam desenvolvendo ou tenham interesse em gerar ICVs para produtos da cadeia agrícola. Serão apresentados em detalhes o modelo e sua parametrização para o contexto brasileiro e realizadas simulações de como aplicar o modelo, além de discussões sobre os resultados encontrados.

Parte 2 – horário: 16h30 às 18h30

Ministrantes: Tiago Braga (Ibict); Thiago Rodrigues (Ibict); Juliana Gerhardt (Ibict); Diogo Aparecido Lopes Silva (UFSCar); Marília Ieda da Silveira Folegatti Matsuura (Embrapa Meio Ambiente); Màri Luisa Shiosawa (Embrapa Meio Ambiente); Gustavo Costa do Nascimento (Embrapa Meio Ambiente); João Victor Encide Salla (Embrapa Meio Ambiente); Rafael Pereira Albuquerque (Embrapa Meio Ambiente).

Descrição: o curso tem como objetivo demonstrar a importância do SICV Brasil para o desenvolvimento sustentável do País, com foco no funcionamento do banco nacional: como fornecer e como usar datasets; ferramentas básicas; conversor e qualidade dos inventários submetidos. Também serão abordadas limitações e possibilidades para o SICV Brasil. Espera-se que o curso possa subsidiar ferramentas para a correta utilização do Banco Nacional de Inventários do Ciclo de Vida, bem como disseminar o seu uso entre profissionais, pesquisadores e estudantes.

Serviço:

Consulte todos os mini cursos neste link: https://www.ufrgs.br/gcv2020/minicursos/

Plataforma de inscrições para os minicursos: http://schenautomacao.com.br/gcv/

Dúvidas:  [email protected]

Postagens do evento nas redes sociais (curta e compartilhe):

https://www.instagram.com/gcv2020/
https://www.facebook.com/gcv2021
https://www.linkedin.com/in/gcv2020/

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.