CI

Embrapa oferta clones de seringueira

São disponibilizados 613 lotes com hastes de 10 metros dos clones


Foto: Apabor

Heveicultores interessados em aperfeiçoar o cultivo de seringueiras para borracha natural poderão ter acesso a hastes de planta básica para enxertia de 14 clones de seringueiras. A oferta é da Embrapa que trabalha para aumentar a diversificação clonal, o aumento de produtividade e a sustentabilidade dos seringais brasileiros, sobretudo da região Centro-Oeste.

São disponibilizados 613 lotes com hastes de 10 metros dos clones OS 22, PB 311, PB 312, PC 119, RRIM 713, PB 291, PB 314, PB 324, PB 350, PB 355, RRIM 901, RRIM 937, RRIM 938 e PC 140 para retirada em 2021. Somente poderão receber as mudas os produtores que estiverem inscritos no Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem).

Os interessados devem enviar, até às 17h de 30 de novembro, um e-mail com o assunto “Oferta de seringueira 20/21” para o endereço [email protected] e informando, no formulário os clones e quantidades desejados, observando os limites de aquisição individual descritos. Os produtores serão contemplados por ordem de recebimento dos e-mails e serão informados por e-mail a partir do dia 02/01/2021. A retirada das hastes ocorrerá entre 8 e 26 de fevereiro de 2021. O formulário de inscrição e mais informações podem ser obtidas aqui

Atualmente a produção nacional de borracha natural se baseia em apenas seis clones (RRIM 600, PR 255, GT 1, PB 217 e PB 235 e Fx 3864), sendo necessária a diversificação e a utilização de materiais mais produtivos para minimizar os riscos (como doenças) e favorecer a competitividade dos heveicultores brasileiros. 

A Embrapa avaliou 70 clones, de origem da Malásia, que mostraram elevada produtividade em três regiões diferentes: Goianésia (GO), Planaltina (DF) e Pontes e Lacerda (MT). São indicados para cultivo nas regiões de Goiás e do Distrito Federal em que foram testados e em outras com condições edafoclimáticas semelhantes, ou seja, com período seco bem definido, o que permite o escape ao mal-das-folhas causado pelo fungo Pseudocercospora ulei (Henn.)

A borracha natural é um produto estratégico para o desenvolvimento do País, pois as indústrias de pneumáticos e artefatos de borracha importam mais de 60% desse insumo para a fabricação dos produtos. O aumento da produtividade dos seringais com o plantio de clones com maior potencial produtivo que os utilizados atualmente pode levar à diminuição dessa dependência.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.