CI

Embrapa participa da Expogrande 2011

Durante a feira, Embrapa fará palestras e dia de campo


Novas tecnologias e palestras técnicas vão marcar a participação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, na 73ª Exposição Agropecuária de Campo Grande – Expogrande, que começa na próxima quinta-feira, dia 14 de abril e segue até o dia 24 de abril no Parque de Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande, MS.

A Embrapa Gado de Corte volta para a casa do Parque de Exposições onde durante muitos anos expôs seus produtos, realizou reuniões técnicas e recebeu clientes e visitantes. A “Casa da Embrapa” que foi reformada pela empresa estará decorada com produtos inéditos, como o capim TUPI que será lançado oficialmente em junho próximo pela empresa. Além dessa mostra outros produtos estarão expostos como inúmeros títulos de publicações que serão colocados à venda e demais materiais informativos a serem distribuídos gratuitamente.

Temas como Boas Praticas Agropecuárias – BPA Gado de Corte, Programa Geneplus, rastreabilidade e outros serviços serão apresentados no estande, onde informações poderão ser adquiridas e dúvidas sanadas pelos técnicos de plantão. Além da exposição de produtos e dos técnicos à disposição para atendimento ao público estão previstas apresentações de cinco palestras no auditório da Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul), instalada dentro do Parque, e um dia de campo a ser realizado na fazenda da Embrapa, em Campo Grande, MS.

As palestras serão apresentadas nos dias 14, 15 e 19 de abril por pesquisadores da empresa. A primeira apresentação será no dia 14 de abril, às 8h30, sobre o efeito da integração lavoura- pecuária-floresta na produtividade de carne, grãos e madeira e sustentabilidade agropecuária pelo pesquisador Roberto Giolo de Almeida. Em seguida, às 9h30, o tema a ser apresentado será a importância do monitoramento da resistência dos carrapatos aos acaricidas no controle, a ser proferida pelo pesquisador Renato Andreotti e Silva e a partir das 10h30, a palestra sobre avaliação econômica de diferentes estratégias de suplementação de bovinos de corte na seca pelo pesquisador Sérgio Raposo de Medeiros.

No dia seguinte, 15 de abril, das 13 horas às 14 horas, palestra sobre Gestão da Empresa Rural e a competitividade na Pecuária de Corte por Guilherme Malafaia, pesquisador da Embrapa Gado de Corte. A última palestra da Embrapa no evento da Expogrande será no dia 19 de abril, terça-feira, das 10 horas às 11h30, com o pesquisador Armindo Kichel. O especialista abordará os sistemas integrado de produção agropecuária - Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). E em complementação a esta última palestra, será realizada no mesmo dia, a partir das 13 horas, na sede da Embrapa Gado de Corte, um dia de campo que vai abordar os principais problemas da pecuária e das lavouras de grãos, resultados do projeto da ILPF referentes à sustentabilidade, produtividade de grãos, carne, madeira, mercado e bem estar animal.

Para os técnicos da Embrapa, a abordagem do tema ILPF é oportuno e necessário tendo em vista os problemas da agropecuária como a degradação das pastagens, queda de produtividade das lavouras e aumento da incidência de pragas, doenças e invasoras.”A pesquisa tem provado que a ILPF é viável, eficiente, aumenta a produtividade, qualidade e rentabilidade da agropecuária”, diz Armindo kichel, coordenador do dia de campo, que informa que no evento serão mostrados no campo, vários resultados como de lavoura contínua em plantio direto, rotação de pastagem com lavoura, pastagem recuperada com adubação de correção e manutenção, integração de eucalipto com estilosantes, avaliação de forrageiras quanto à tolerância ao sombreamento do eucalipto dentre outras. Para participar do dia de campo no dia 19 de abril, basta os interessados se dirigirem até a sede da Embrapa Gado de Corte a partir das 13 horas. A entrada é gratuita e a Embrapa fica na BR 262, km 4, na saída para Aquidauana.

A Embrapa estará presente na Expogrande durante os 11 dias de evento e espera receber em “sua nova casa” um grande número de visitantes durante a exposição.

O Parque Laucídio Coelho onde a Expogrande será realizada, foi revitalizado e ampliado, ganhou um shopping de negócios, praça e pavilhões reestruturados. No evento acontecerá leilões de gado, feira de genética bovina, exposição de animais da raça Nelore, Brahman, Guzerá e Gir Leiteiro, workshops, shows musicais e outras atrações. Informações sobre a Expogrande poderão ser obtidas no endereço eletrônico www.expogrande.com.br.

As informações são da assessoria de imprensa da Embrapa Gado de Corte.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.