CI

Embrapa participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Dourados

A SNCT é um evento anual realizado em outubro, sob a coordenação geral do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).


"Ciência alimentando o Brasil". Esse é o tema da 13ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) que acontece de 17 a 23 de outubro em todo o Brasil. A SNCT é um evento anual realizado em outubro, sob a coordenação geral do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Em Mato Grosso do Sul, a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia (Fundect/MS) coordena a SNCT.

A Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados/MS) está participando da programação da SNTC com algumas ações, uma na Feira Livre de Produtos Orgânicos e outra em relação as atividades do Programa Embrapa & Escola.

O Chefe Adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agropecuária Oeste, Auro Akio Otsubo esclarece que um dos objetivos da SNCT é levar à sociedade informações sobre a importância da ciência e da tecnologia no cotidiano das pessoas. "Esse ano, o destaque é a alimentação humana. A ciência brasileira está desenvolvendo inúmeras tecnologias que contribuem com a produção de alimentos que fazem parte do dia-a-dia dos brasileiros. Assim, pretendemos levar informações ao público urbano sobre a importância das tecnologias no campo", acrescenta ele.

Feira Livre de Produtos Orgânicos - Como o tema da SNTC desse ano é a alimentação, o local escolhido para levar informações científicas para o público urbano foi a Feira Livre de Produtos Orgânicos que acontece no Parque dos Ipês. Assim, no dia 18 de outubro, terça-feira, das 17h às 21h, uma equipe composta por pesquisadores, analistas e assistentes da Embrapa estará participando da Feira, numa tenda que será especialmente montada para essa finalidade. No local, o público interessado poderá obter esclarecimentos sobre inovações e tecnologias utilizadas na produção de alimentos.

As tecnologias que serão apresentadas aos interessados são: Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN), controle biológico, estruturação de solos, caixas da Embrapa para armazenamento de hortifrúti e aquaponia. Todas essas tecnologias serão demonstradas com os materiais utilizados à campo e durante as pesquisas para facilitar a compreensão e as formas de utilização das mesmas.

Outro tema de destaque, que também serão apresentadas no evento é o manejo agroecológico, por meio do uso das caldas (bordalesa e sulfocálcica) que são produtos alternativos utilizados na produção orgânica de hortaliças e frutas para controle de pragas e doenças. O pesquisador da Unidade, Ivo de Sá Motta, vai ensinar a preparar ambas as caldas e esclarecer suas formas de utilização.

As atividades no Parque dos Ipês contam com a participação de outras instituições parceiras: UEMS, UFGD, Agraer e Prefeitura Municipal de Dourados, por meio da Secretaria de Agricultura e Economia Solidária. Esta ação visa levar à sociedade em geral informações técnicas que atualmente são utilizadas para a produção sustentável de alimentos, em relação às questões: ambiental, social e econômico.

Embrapa & Escola – O programa Embrapa & Escola é uma ação que integra a Embrapa e as instituições de ensino, aproximando cientistas, estudantes e professores para estimular nos jovens e nas crianças o interesse pelo conhecimento científico. São atividades que demonstram como a ciência está presente na vida de cada um e destacam a contribuição da pesquisa agropecuária para o desenvolvimento nacional.

Com objetivos tão alinhados a SNTC, que é considerada o maior evento de popularização da ciência no Brasil, a Embrapa & Escola está presente nas ações da SNCT novamente. Para isso, serão realizadas atividades com cerca de 120 alunos da Escola Estadual Presidente Vargas, ao longo do dia 20 de outubro, quinta-feira. Nessa ocasião, os estudantes vão obter informações sobre o papel da ciência e, consequentemente, da Embrapa para a produção de alimentos. Além disso, a Embrapa pretende esclarecer a importância da produção agrícola de forma sustentável, contribuindo com informações que possibilitem aos estudantes refletirem sobre a necessidade de viabilizar aumento de produtividade aliada ao uso adequado dos recursos naturais.   

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.