CI

Embrapa participa do festival de sustentabilidade Green Nation

A expectativa dos organizadores é que diariamente 12 mil pessoas circulem pelo evento


A Embrapa marca presença na terceira edição do festival Green Nation, que acontece de 24 a 27 deste mês, no Pier Mauá e Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, RJ, com proposta de sensibilizar pessoas, empresas e organizações para a importância da sustentabilidade como o novo paradigma de negócios e de sociedade. A programação contará com palestras, cinema, oficinas, atividades lúdicas e instalações sensoriais. A expectativa dos organizadores é que diariamente 12 mil pessoas circulem pelo evento.

O Green Nation trará ideias, projetos e práticas sustentáveis apresentados por especialistas, em três painéis onde serão debatidos temas como negócios, empreendedorismo, ética, inovação, mobilidade, acessibilidade, inclusão e economia circular. A pesquisadora da Embrapa Algodão Nair Arriel participará do painel Inovação para a Sustentabilidade, onde abordará o tema "Inovação para o bem viver rural: de uma agricultura familiar convencional a uma agricultura familiar agroecológica", que trata de projeto desenvolvido nas comunidades sertanejas de Pilãozinho (PE), Serra Feia (PB) e Irapuá (CE).

Segundo a pesquisadora a iniciativa está contribuindo para a construção de comunidades felizes, com modos de vida sustentáveis, que servirão como referências na aprendizagem social e tecnológica, através do intercâmbio de saberes e práticas de convivência com o Semiárido.  "O desenvolvimento deste projeto gera emoção, paixão e compromisso, em razão da autonomia que as comunidades têm em construir novas formas de produzir, lidar com tecnologias e pensar o mundo em que vivem", adianta Nair Arriel.

Também farão parte do painel Inovação para a Sustentabilidade os temas "A ética e o desenvolvimento sustentável", por Sérgio Besserman, presidente do Jardim Botânico do Rio de Janeiro e conselheiro do Green Nation, e "Acessibilidade e inovação", por Ronaldo Tenório, criador do aplicativo para surdos Hand Talk, considerado pela ONU o melhor aplicativo social do mundo; o empresário Gladstone Santos Junior trata de "Inovação e sustentabilidade: desafios de superação", e o cientista ambiental Walter de Simoni faz uma palestra sobre "Mobilidade Urbana".

Outra tecnologia da Embrapa que estará presente no festival é o algodão naturalmente colorido, que será exposto na instalação Ateliê Moda Sustentável, onde o pesquisador da Embrapa Algodão Wagner Lucena dará informações ao público sobre as pesquisas para a obtenção de novas variedades.

A entrada para o festival é gratuita, mas para participar é preciso se cadastrar pelo site www.greennation.com.br.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.