CI

Embrapa Pecuária Sudeste reúne pesquisadores de terapias com plantas naturais

O projeto de pesquisa que testará a cura ou controle, por meio de plantas e extratos naturais, de parasitas como carrapatos, bernes, mosca-do-chifre, além de bicheiras e verminoses


Os pesquisadores participantes da Rede de pesquisa de plantas e extratos vegetais para combate e controle de parasitas em animais ruminantes, reuniram-se hoje (4ª feira, dia 1.10) e prosseguem amanhã (5ª feira, dia 2.10) os trabalhos para início do projeto de pesquisa que testará a cura ou controle, por meio de plantas e extratos naturais, de parasitas como carrapatos, bernes, mosca-do-chifre, além de bicheiras e verminoses. Todas essas moléstias apresentam grande incidência no Brasil e trazem significativos prejuízos à rentabilidade dos criadores e à produtividade dos rebanhos.

A Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos, SP) e outras unidades da Embrapa já pesquisam medicamentos naturais para combate a parasitas de bovinos e ovinos, que eliminam ou reduzem o uso de produtos químicos no controle de parasitas em animais, diminuindo assim o impacto de resíduos no meio ambiente e nos produtos alimentícios de origem animal, como carnes, leite e derivados. Outras vantagens da técnica são a redução de custos para o pecuarista, além de maior vida útil do medicamento, pois a resistência do parasita é menor no caso de vermífugos naturais. Nos últimos anos os parasitas se tornaram mais resistentes ao princípios ativos químicos. O produto natural pode ser utilizado com o princípio ativo das plantas, isoladamente, ou associados a formulações químicas. Em alguns casos, a planta pode ser utilizada diretamente como vermífugo natural.

O novo projeto, abrangendo ruminantes em geral, inicia-se ainda este ano e tem a participação, além da Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos, SP), da Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro, RJ), Embrapa Caprinos (Sobral, CE), Embrapa Gado de Leite (Juiz-de-Fora, MG), Embrapa Pantanal, Corumbá, MS), Embrapa Pecuária Sul (Bagé, RS), Embrapa Rondônia (Porto Velho, RO), Instituto de Zootecnia (Nova Odessa, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo) e várias Universidades. As informações são da assessoria de imprensa da Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos-SP).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.